Paroquia de Santo Antonio dos Cavaleiros
Paroquia de Santo Antonio dos Cavaleiros
Areas do Site
Início Secretariado de Acção Pastoral

Secretariado de Acção Pastoral



Catequese

Pastoral Juvenil

Liturgia

Pastoral Familiar

Pastoral Social

Pastoral da Comunicação

Movimentos e Grupos

Serviços

"A missão própria confiada por Cristo à sua Igreja não é de ordem política, económica ou social: o fim que lhe propôs é, com efeito, de ordem religiosa. Mas desta mesma missão religiosa deriva um encargo, uma luz e uma energia que podem servir para o estabelecimento e consolidação da comunidade humana segundo a lei divina. E também, quando for necessário, tendo em conta as circunstâncias de tempos e lugares, pode ela própria e até deve, suscitar obras destinadas ao serviço de todos, sobretudo dos pobres, tais como obras caritativas e outras semelhantes. A Igreja reconhece, além disso tudo quanto há de bom no dinamismo social hodierno. [... ] Ela própria manifesta assim ao mundo que a verdadeira união social flúi da união dos espíritos e dos corações, daquela fé e caridade em que indissoluvelmente se funda, no Espírito Santo, a sua própria unidade". (GS42)

O serviço à sociedade tem muitos e variados rostos. Mas não consegue concretizar-se se não se fixar num mínimo estrutural de características sãs que defina, desse modo, os objectivos que a mensagem evangélica inspira, na sua totalidade e na sua radicalidade. É esta a razão de ser do Secretariado de Acção Pastoral que envolve todas as actividades paroquiais com o empenho consciente dos cristãos comprometidos na Igreja e no mundo.


Objectivos do Secretariado de Acção Pastoral

Fundamental:
Coordenar toda a acção pastoral da paróquia.

Gerais:
  1. Coordenar e ajudar a concretizar os programas pastorais aprovados para cada ano;
  2. Articular as diferentes acções pastorais;
  3. Solucionar as dificuldades sectoriais;

O Secretariado de Acção Pastoral pretende assim aumentar e fomentar a comunhão/unidade entre as diversas áreas da pastoral da paróquia.
Coordenar e avaliar continuamente a pastoral paroquial no seu todo e o cumprimento dos objectivos de cada ano pastoral.
Centralizar, coordenar e executar a calendarização das actividades das diversas áreas da pastoral para cada ano pastoral.
Praticar e fomentar se necessário, a inter-ajuda na solução de dificuldades sectoriais.
Coordenar e executar logisticamente nas actividades comuns a diversas áreas da pastoral, as várias tarefas necessárias, se tal for necessário.
Cada membro de uma área pastoral será o elo de ligação vital e imprescindível entre o secretariado de Acção Pastoral e o Secretariado, movimento, grupo ou/e equipade que faz parte.
O Secretariado de acção Pastoral é composto por 17 membros.

Recuar

 
  Recuar
Copyright 2007 - 2018 Paróquia de Santo António dos Cavaleiros | Politica de Privacidade.