Início Secretariado de Acção Pastoral Movimentos e Grupos

Movimentos e Grupos

"Os cristãos são chamados ao exercício individual do apostolado nas várias condições de vida; todavia lembrem-se de que o homem é de sua natureza social e aprouve a Deus reunir em Cristo os crentes num povo de Deus e num só corpo. Portanto, o apostolado associado dos fiéis corresponde plenamente às exigências humanas e cristãs dos fiéis e, ao mesmo tempo, é sinal da comunhão e unidade da Igreja em Cristo, que disse: onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou no meio deles (Mt 18,20). Por isso os cristãos exerçam o apostolado unindo os seus esforços. Sejam apóstolos tanto na sua comunidade familiar como na sua paróquia e diocese, as quais exprimem a natureza comunitária do apostolado; e também nos grupos livres que resolverem formar. O apostolado associado é de grande importância também porque, nas comunidades eclesiais ou nos vários ambientes, muitas vezes se exige a acção comum para realizar trabalho apostólico." (AA 18).

Na paróquia existem alguns grupos e movimentos que têm como finalidade, o aprofundamento da Fé, a vivência cristã, o serviço à comunidade e evangelização. São eles:

Escuteiros

Cursilhos