Paroquia de Santo Antonio dos Cavaleiros
Início Pároco

Padre Agostinho Marques de Castro

"O Povo de Deus é reunido antes de mais pela plavra de Deus vivo, que é justíssimo esperar da boca dos sacerdotes. Com efeito, como ninguém se pde salvar se antes não tiver acreditado, os sacerdotes, como cooperadores dos Bispos, têm, como primeiro dever, anunciar a todos o Evangelho de Deus. [...] O Banquete Eucarístico é o centro da assembleia dos fiéis a que o sacerdote preside. [...] Cabe aos sacerdotes, como educadores da fé, cuidar por si e por outros que cada fiel seja levado, no Espírito Santo, a cultivar a própria vocação segundo o Evangelho, a uma caridade sincera e operoa, e à liberdade om que Cristo nos libertou. De pouco servirão as cerimónias, embora belas, bem como as associações, embora florescentes, se não se ordenam a educar os homens a conseguir a maturide cristã. Os sacerdotes ajudá-los-ão a promoverem esta maturidade, para que até nos acontecimentos, grandes ou pequenos, consigam ver o que as coisas ignificam e qual é a vontade de Deus." (PO 4.5.6)
Desde o seu início que a Paróquia de Santo Antóno dos Cavaleiros está entregue ao cuidado pastoral os Carmelitas, por esse motivo o Pároco é um membro da Comunidade Carmelita proposto pelo Superior da Ordem ao Bispo da Diocese para este o nomear.

Biografia

Frei Agostinho Marques de Castro nasceu a 9 de Setembro de 1974, na freguesia de São Paio de Figueiredo, concelho de Guimarães

É filho do Senhor António Martins de Castro e da Senhora D. Rosa Ferreira Marques. É o quarto de nove irmãos. Foi baptizado a 10 de Novembro de 1974, na paróquia onde nasceu, e crismado em Maio de 1998 na Sé de Braga.

Fez os seus estudos primários na escola primária de S. Paio de Figueiredo e o ciclo preparatório em Joane.

Entra no Seminário Carmelita do Sameiro em Setembro de 1986. Ali frequenta o 7º, 8º e 9º ano de escolaridade. Em Setembro de 1989 vai para Fátima e frequenta o 10º e o 11º ano no Centro de Estudos de Fátima. Em 1991 vai para Lisboa, onde inicia o Postulantado, uma fase já mais comprometida da caminhada vocacional e onde procurou discernir os sinais da sua vocação religiosa-carmelita.

Frequentou o 12º ano ano no Liceu Pedro Nunes e o 1º ano do curso de Teologia na Universidade Católica Portuguesa.

Após dois anos de Postulantado, vai para a Quinta da Mata, em Felgueiras onde entra oficialmente no Noviciado a 7 de Setembro de 1993. Aqui aprofunda a sua vocação Carmelita e faz a Profissão Simples a 08 de Setembro de 1994.

Nesta fase da Profissão Simples, foi viver para a Comunidade Carmelita do Sameiro, onde, a par da formação religiosa-carmelita, conclui a Licenciatura em Teologia.

Em finais de Agosto de 1999, muda-se para a Comunidade Carmelita de Santo António dos Cavaleiros, onde tem estado a aprender algo mais no campo da pastoral paroquial.

A 27 de Novembro de 1999, liga-se definitivamente à Ordem Carmelita fazendo a Profissão Solene na Capela da Casa Beato Nuno, em Fátima.

A 30 de Janeiro de 2000, é ordenado Diácono, na Igreja Paroquial de Santo António dos Cavaleiros, em cerimónia presidida por D. José Alves, Bispo Auxiliar do Patriarcado de Lisboa.

A 6 de Agosto de 2000, é ordenado Sacerdote, na localidade de S. Paio de Figueiredo (Guimarães), sua terra natal, em cerimónia presidida por D. António Vitalino Dantas, Bispo de Beja.

Em 23 de Abril de 2008 foi eleito Superior Maior da Ordem do Carmo em Portugal para o triénio 2008/2011

Em reunião do Capítulo do Comissariado Geral da Ordem do Carmo em Portugal, reuniu em Fátima, na Casa São Nuno, nos dias 29, 30 e 31 de Março de 2011, sob o tema "Apelos que o tempo actual faz ao carmelo Português" sob a presidência do Padre Geral dos Carmelitas, Pe. Fernando Millán, tendo como Assistente Geral para a Europa, Pe. John Keating, foi nomeado, Frei Agostinho Marques de Castro, para o triénio 2011/2014, Comissário Geral (Superior Maior), tendo como Conselheiros, Pe. Frei António Monteiro, Pe. Frei Ricardo dos Reis Rainho, Pe. Frei Francisco José Rodrigues e Pe. Frei Pedro José Martins Monteiro.

Em 16 de Julho de 2014 é nomeado Pároco da Paróquia de Santo António dos Cavaleiros e São Julião de Frielas, dando entrada nestas Paróquias no dia 28 de Setembro de 2014.

Copyright 2007 - 2020 Paróquia de Santo António dos Cavaleiros | Politica de Privacidade.