Início Conselho Pastoral

Conselho Pastoral

Como diz o n° 1 dos seus Estatutos, o Conselho Pastoral da Paróquia de Santo António dos Cavaleiros é "um órgão representativo de toda a paróquia, com função consultiva, em que os membros da comunidade - clérigos, religiosos e leigos - exercem a sua corresponsabilidade relativamente à acção da Igreja, no âmbito da paróquia". O Conselho Pastoral Paroquial é, então, um instrumento de serviço à comunidade. Não é um órgão de poder. É um lugar próprio onde a co-responsabilidade de todos os cristãos se manifesta no serviço ajudando a comunidade no seu peregrinar para o Reino de Deus. O Conselho Pastoral Paroquial só tem sentido com a presença activa dos leigos no seio da comunidade cristã, numa presença consciente e responsável na partilha da co-responsabilidade, construindo, na pessoa do pároco, a unidade que se alimenta da diversidade de todos os membros. É um órgão que está ao serviço da paróquia e que se destina a ajudar o pároco no seu exercício pastoral.

De tudo isto resulta, pois, que um Conselho Pastoral tem como ponto de referência para o seu horizonte missionário o estudo das questões que particularmente digam respeito ao diálogo Igreja-mundo nas suas mais variadas vertentes. O Conselho Pastoral está destinado a papel preponderante na vocação missionária da Igreja e cabe-lhe a ingente responsabilidade de se empenhar, cada vez mais, no objectivo diocesano que é a Nova Evangelização.

O Conselho Pastoral actual é composto por 37 pessoas. O Conselho Permanente do Conselho Pastoral é composto pelo Pároco e mais três pessoas.

Copyright 2007 - 2020 Paróquia de Santo António dos Cavaleiros | Politica de Privacidade.