Email Facebook SAC Email
Paroquia de Santo Antonio dos Cavaleiros
Paroquia de Santo Antonio dos Cavaleiros
Areas do Site
Início Santo António dos Cavaleiros

Santo António dos Cavaleiros

Santo António dos Cavaleiros foi promovida a freguesia civil pela Lei 70/89 publicada em Diário da Republica nº 195 de 25/08/1989.

Há cerca de quarenta anos o território que constitui hoje a freguesia era ocupada por algumas dezenas de famílias que habitavam em alguns Casais e Quintas, sobretudo na zona de Ponte Frielas e Flamenga. Contudo há vestígios, nomeadamente na estação arqueológica do "Casal do Monte" que remontam ao Paleolítico.

A partir do século XVI, a zona que é hoje Santo António dos Cavaleiros começa a ser descober¬ta por várias famílias aristocráticas que aí possuem vastas extensões de terras. As grandes quintas, com as suas casas apalaçadas, faziam sentir o seu peso, pela extensão territorial que abrangiam e pelo domínio sobre a economia rural da região.

O actual museu Municipal do Conventinho, que foi em tempos o convento franciscano do Espírito Santo, é um dos exemplos da importância que a zona teve para os nossos antepassados.

Nos anos 60 aquando do inicio das construções na área da Cidade Nova foi encontrado o brasão de uma família Flamenga que habitou a zona no Sec. XVI, o qual se tomaria o brasão adoptivo da Freguesia. hoje com algumas alterações introduzidas e aprovadas em 28/04/1995 publicadas em D. R. n.º 142 de 22/06/1995.

Pensa-se que o nome de Santo António dos Cavaleiros deriva da devoção a Santo António e homenagem aos Cavaleiros (Flamenga).Actualmente a Freguesia é apontada como um exemplo típico de "Cidade Dormitório", situação que se tem vindo a alterar, com a instalação de empresas de comércio e de serviços.

Para esta Vila convergiram, especialmente no período a seguir ao 25 de Abril de 1974 e em consequência da descolonização. diferentes tipos de população, vindos de diferentes pontos do pais e do Mundo, á procura de habitação a preços mais acessíveis e dispondo de bons acessos viários.

A Freguesia de Santo António dos Cavaleiros é servida pela A8, CREL, CRIL, IC22, IC17 e futuramente pelo Eléctrico Rápido de Superfície e Metro de Superfície, sendo de esperar a construção do Hospital Concelhio de Loures no Planalto da Caldeira para imprimir um maior desenvolvimento a toda a zona.

Os estabelecimentos de Ensino Oficial são: 3 Jardins de Infância, 3 escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico, 2 escolas do 2º e 3º Ciclos e uma do ensino Secundário, que são complementados por diversos Jardins de Infância de índole particular.

Para servir a população em geral há 11 Clubes ou Associações onde se praticam diversas modalidades desportivas, se dá apoio aos Jovens ou à Terceira Idade ou simplesmente se convive. Sendo uma das freguesias com mais população do Concelho é ainda carenciada de zonas de esta¬cionamento, um auditório, um Centro de Dia para a terceira idade e até uma Biblioteca .

Brasão
Escudo de prata, cruz de vermelho, solta, maçanetada de doze bolotas de ouro com casculhos verde, levando sobreposto um escudete de prata com três faixas de vermelho e três palas do mesmo, atravessantes. Coroa mural de prata de quatro torres. Listel branco, com legenda a negro, em maiúsculas: «SANTO ANTÓNIO DOS CAVALEIROS»

Bandeira
Esquartelada de branco e vermelho. Cordão e borlas de prata e vermelho. Haste e lança de ouro.» (Concelho de Loures).

Recuar

 
  Recuar
Copyright 2007 - 2018 Paróquia de Santo António dos Cavaleiros | Politica de Privacidade.