Paroquia de Santo Antonio dos Cavaleiros
Paroquia de Santo Antonio dos Cavaleiros
Areas do Site
Início Secretariado de Acção Pastoral Catequese

Catequese

"Alimentar-nos da Palavra para sermos "servos da Palavra" no trabalho da evangelização: tal é. sem dúvida, uma prioridade da Igreja no início do novo milénio. [....] Quem verdadeiramente encontrou Cristo, não pode guardá-lo para si; tem de O anunciar. É preciso um novo ímpeto apostólico, vivido como compromisso diário das comunidades e dos grupos cristãos. Que isto se faça, porém, no devido respeito pelo caminho próprio de cada pessoa e com atenção pelas diferentes culturas em que deve ser semeada a mensagem cristã, para que os valores específicos de cada povo não sejam renegados, mas purificados e levados à sua plenitude. "(TMI 40).

Sendo a catequese um caminho progressivo de amadurecimento da fé, acompanhando o cristão na marcha da sua vida, de modo que este cresça harmoniosamente em todas as dimensões, há na nossa paróquia diversas fases de catequese, atendendo às idades e circunstâncias dos vários destinatários a formar e a evangelizar.

A Catequese da paróquia é coordenada e dinamizado por um Secretariado, composto por membros escolhidos pelo pároco de entre os Catequistas.

Sendo a catequese um caminho progressivo de amadurecimento da fé, acompanhando o cristão na marca da sua vida, de modo que este cresça harmoniosamente em todas as dimensões, há na nossa paróquia diversas fases de catequese, atendendo às idades e circunstâncias dos vários sectores a formar e a evangelizar.


A) Catequese da Infância e da Adolescência

O programa de Catequese da Infância e Adolescência, aprovado pela Conferência Episcopal Portuguesa, em Abril de 1988, compreende cinco fases bienais que culminam e terminam com celebrações festivas profundamente vinculadas ao caminho da fé percorrido em cada fase. A relação entre as diversas fases faz-se em espiral: O Mistério Cristão é desenvolvido gradualmente de acordo com as características e capacidades próprias dos catequizandos.

Cinco Fazes em Dez Anos

    1. Fase I - Iniciação ao Itinerário Catequético
    2. É uma fase de acolhimento da parte de toda a Comunidade Cristã que visa a integração progressiva da criança no processo catequético e na vida de fé da Igreja.

    3. Fase II - A vida do Discípulos de Jesus
    4. Esta fase é dedicada à descoberta da identidade do cristão. Ser cristão é seguir Jesus, reconhecer a celebrar a sua presença salvadora e comprometer-se na construção do Reino, em Igreja.

    5. Fase III - Aprofundamento da Fé
    6. A terceira fase proporciona à criança a construção da sua primeira síntese de fé cristã, á luz DA História da Salvação. A criança prepara-se para assumir e proclamar a fé do seu Baptismo, na alegria de pertencer à Igreja de Jesus Cristo.

    7. Fase IV - Busca do Sentido Cristã da Vida
    8. É uma fase de descoberta: os pré-adolescentes descobrem Jesus Cristo (Deus e Homem Perfeito) como Amigo, o Modelo e o Sentido para as suas profundas interrogações de identidade.

    9. Fase V - Personalização da Fé e Compromisso Cristão
    10. A Quinta fase deste Programa proporciona aos adolescentes a personalização da fé e uma atitude de compromisso cristão na Igreja e no Mundo.

Como fase final proporciona-lhes ainda uma síntese de fé cristã.


B) Catequese / Formação

A nossa paróquia tem vindo, com persistência, a privilegiar, nos seus Programas Pastorais, a formação cristã permanente, incentivando acções tendentes a incrementar as várias vertentes formativas que estão na base de um são empenhamento de todos os membros da comunidade na Igreja e no mundo.

No ensinamento conciliar sobre o apostolado dos leigos vem expresso que "o apostolado da Igreja e de todos os seus membros se ordena, antes de mais, a manifestar ao mundo, por palavras e obras, a mensagem de Cristo, e a comunicar a sua graça" ( Apostolizam Actuositatem, 6).

E logo a seguir: "este apostolado, contudo, não consiste apenas no testemunho de vida; o verdadeiro apóstolo busca ocasiões de anunciar Cristo por palavras, quer aos não crentes para os levar à fé, quer aos fiéis para os instruir e animar a uma vida mais fervorosa" (id., ib.)

Está aqui, portanto, indicado todo um programa de vida capaz de nos inquietar como cristãos.

Dadas as constantes mutações que a vida dos homens atravessa nas suas relações recíprocas e nas relações entre grupos, o cristão - "outro Cristo" na terra por força do seu baptismo, da sua imersão na natureza de Cristo - tem que estar sempre actualizado em todas as áreas do viver comum para nelas dar autêntico testemunho da sua fé e do seu empenhamento de total entrega ao projecto Jesus Cristo. A formação permanente é pois uma necessidade de todo o Cristão responsável e consciente.

Neste sentido e respondendo também a um apelo do nosso Bispo, a nossa Paróquia vai iniciar este ano a Formação/Catequese de Adultos, constituindo diversos grupos para o efeito.

Objectivos Específicos

    1. Designar Missa da Catequese a celebração da Eucaristia das 10.15 h
    2. Incentivar as crianças para a realização de trabalhos literários e plásticos sobre o tema o ROSTO DE JESUS CRISTO, promovendo uma exposição final com esses trabalhos.
    3. Formar os catequizandos para a ecologia.
    4. Identificar, durante os últimos anos de catequese ^ac it^ai os jovens que queiram e tenham vocação para catequistas possibilitando-lhes um acompanhamento formação especifica
    5. Garantir a Educação Moral e Religiosa no Centro Cultural e Social, nomeadamente no Ensino Pré-Escolar, Actividades de Tempos Livres (ATL), Ocupação de Tempos Livres (OTL).
    6. Promover uma maior inter-ligação e colaboração entre as escolas, especialmente com os professores de Educação Moral e Religiosa.
    7. Dar uma maior atenção aos pais das crianças adolescentes e jovens catequizandos realizando com eles um trabalho programado e contínuo através do seu acolhimento, envolvimento, participação e formação, durante a espera pêlos filhos, nas missas, festas da catequese, sessões de catequese, reuniões de pais, trabalhos conjuntos com os filhos.
    8. Efectuar, quinzenalmente, às quartas-feiras .sessões de reflexão para adultos aberta a toda a comunidade.


Catequistas

Infância e Adolescência

Catecumenos

Recuar

 
  Recuar
Copyright 2007 - 2018 Paróquia de Santo António dos Cavaleiros | Politica de Privacidade.