Início Secretariado de Acção Pastoral Pastoral Familiar

Pastoral Familiar

"Os leigos exercem o seu apostolado multiforme tanto na Igreja como no mundo.

Em ambos os planos se abrem vários campos de actividade apostólica […]: as comunidades eclesiais, a família, a juventude, o meio social, as ordens nacional e internacional. […] O criador de todas as coisas constituiu o vínculo conjugal princípio e fundamento da sociedade humana. […] Os esposos cristãos são cooperadores da graça e testemunhas da fé uns para com os outros, para com os filhos e demais familiares. Eles são os primeiros que anunciam aos filhos a fé e os educam. Formam-nos pela palavra e pelo exemplo, para ávida cristã e apostólica. Ajudam-nos com prudência a escolher a sua vocação e fomentam com todo o cuidado a vocação sagrada porventura neles descoberta. Foi sempre dever dos esposos e hoje é a maior incumbência do seu apostolado: manifestar e demonstrar, pela sua vida a indissolubilidade e a santidade do vínculo matrimonial; afirmar vigorosamente o direito e o dever próprio dos pais e tutores de educar cristãmente os filhos; defender a dignidade e legítima autonomia da família. Cooperem, pois, eles e os outros cristãos, com os homens de boa vontade para que estes direitos sejam integralmente assegurados na legislação civil". (AA 9.11)

Existe um Secretariado da Pastoral familiar que coordena e dinamiza toda esta área pastoral.

A - Pais e Padrinhos das Crianças Baptizadas

• Centro de preparação para o Baptismo - CPB