Início Noticias

Cardeal-Patriarca recebeu Primeiro Ministro

O Primeiro-Ministro encontrou-se hoje (20-04-2020) com o Cardeal-Patriarca de Lisboa e anunciou que, no próximo mês de maio, podem ser levantadas as restrições às Missas com a presença de fiéis. “A partir de maio, podemos encontrar um maior ponto de normalidade nas celebrações religiosas, tendo em conta a previsão que temos de, se mantivermos o grande esforço de disciplina, contenção ao longo de todo este mês, podemos consolidar a trajetória que temos tido desde março e podemos começar a encarar o mês de maio de uma forma diferente daquela que temos vivido nestes dois meses”, referiu António Costa, após a reunião com D. Manuel Clemente, na Casa Patriarcal.

A forma como a Igreja se vai adaptar ao período pós-estado de emergência será definida pela Conferência Episcopal Portuguesa (CEP). “É uma decisão que caberá, sobretudo, à Igreja Católica e aquilo que me foi transmitido é que a Igreja continuará a ser um exemplo e uma referência na forma de celebração da fé, mantendo naturalmente as regras que podem contribuir positivamente para a saúde pública”, afirmou o Primeiro-Ministro. “As celebrações têm continuado a existir na internet, na televisão, por via da rádio, mas aí não me cabe substituir ao D. Manuel Clemente e à Conferência Episcopal na definição dessas regras”, acrescentou.

Entretanto, o secretário e porta-voz da CEP, padre Manuel Barbosa, confirmou, à Agência Ecclesia, que o Conselho Permanente da CEP vai reunir amanhã, dia 21 de abril, através de videoconferência, para começar a discutir o levantamento das restrições às celebrações. Por esse motivo, D. Manuel Clemente, que é também presidente da Conferência Episcopal, não prestou declarações aos jornalistas, esta manhã.

Jornal Voz da Verdade