Solenidade de Nossa Senhora do Carmo (16 de Julho)

O Carmelo é a flor de Maria, é a Sua Casa. É Nossa Senhora que dá a flor da sua vida - Jesus - às nossas almas!
(Beata Maria Josefina de Jesus Crucificado).

Os Carmelitas contemplam aquela que é o ideal de vida carmelita, a Virgem Maria, a quem invocamos com o doce título de Nossa Senhora do Carmo.

O Carmelita é um enamorado de Maria. Para o Carmelo, Maria não só é a “Mãe” mas, e principalmente, a “Irmã”. Isto justifica que os Carmelitas sejam conhecidos e reconhecidos pela Igreja, como “Irmãos da Bem-aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo”.

Uma vez que o Carmelita deve viver em “obséquio de Jesus Cristo”, tal como recomenda a Regra do Carmo, ninguém como Maria viveu este ideal. Ela aparece na História Sagrada em função do Messias e toda a sua vida está centrada em Jesus Cristo. José cumpriu a sua missão e desapareceu. Jesus entra na maior idade e Maria continua presente. E continuará presente até ao fim dos séculos como Mãe da Igreja, Corpo de Cristo. Maria é a nossa irmã maior. João da Cruz vê nela o exemplar do autêntico Carmelita. Não lhe dedicou nenhuma obra, mas esta frase que lhe aplica diz tudo o que de mais sublime se lhe pode atribuir: “Eram assim as [obras e orações] da gloriosíssima Virgem Nossa Senhora, a qual, estando desde o princípio elevada a este alto estado, nunca teve gravada na sua alma forma alguma de criatura, nem se moveu por ela, mas foi sempre movida pelo Espírito Santo”(3S 2, 10).

Quando em 1191 Ricardo I reconquista a Terra Santa, um sem número de cristãos, esquecendo a Europa fixam-se nos Lugares Santos, sobretudo em locais de tradição bíblica. O Monte Carmelo com o seu silêncio, as suas águas vivas, o encanto da vegetação, a vista deliciosa sobre o mar, a solidão que apelava para Deus atraíram muitos desses homens para a beleza deste Monte.

Recordavam-se daquela frase do profeta Jeremias que dizia: «Levar-vos-ei ao Carmelo onde saboreareis os seus deliciosos frutos». Recordavam-se do profeta Elias e da nuvenzinha pequenina e frágil que ele vira subir do mar, como símbolo de Maria. E resolveram construir uma capela em honra de Nossa Senhora que passou a ser conhecida, desde o início, como a Senhora do Carmo.

Carmelo quer dizer «jardim de Deus», «vinha de Deus». Os carmelitas eram as flores do jardim cuidado e protegido por Maria, eram vinha preciosa que Maria diligente trabalhava para dar frutos apetecíveis.

No ano de 1251, já na Europa, a família do Carmelo, é alvo de perseguições de várias proveniências, de dentro e fora da Igreja. S. Simão Stock, VI Geral da Ordem, reza com todos os carmelitas a Maria para que ela lhes acuda.

No dia 16 de Julho, enquanto o Geral reza a oração do “Flos Carmeli” (“Flor do Carmelo, vide florescente, esplendor do Céu, Virgem Mãe, singular. Doce Mãe, mas sempre Virgem, aos teus filhos dá teus favores, ó Estrela do mar”), vê a Virgem que o anima e lhe promete ajuda, enquanto lhe entrega o Escapulário do Carmo, convidando todos a usá-lo para terem a sua protecção. A partir desta data a devoção à Mãe e Irmã dos carmelitas aumentou dentro e fora da Ordem.

Em Lourdes, Bernardete viu Nossa Senhora várias vezes; a última aparição foi no dia de Nossa Senhora do Carmo, 16 de Julho de 1858. Bernardete declara ter visto nesse dia a Virgem «tão bela e gloriosa como nunca».

Em Fátima, a última aparição, no dia 13 de Outubro de 1917, foi de Nossa Senhora do Carmo. A Ir. Lúcia diz que «por fim lhes apareceu Nossa Senhora do Carmo a abençoar o mundo» e imediatamente se deu o início do milagre do sol.

Oração a Nossa Senhora do Carmo

Ó Virgem Maria, Mãe e Rainha do Carmelo, tu estiveste unida de modo admirável ao mistério da Redenção; tu acolheste e conservaste no coração a Palavra de Deus e perseveraste com os Apóstolos em oração esperando o Espírito Santo. Em ti, como numa imagem perfeita, vemos realizado o que desejamos e esperamos ser na Igreja. Ó Virgem Maria, Estrela mística do Monte Carmelo, ilumina-nos e guia-nos no caminho da perfeita caridade e atrai-nos para a contemplação do rosto do Senhor. Cuida de nós com amor, e reveste os teus filhos com o teu santo Escapulário, sinal da tua protecção, e que a tua presença ilumine os nossos caminhos e nos faça chegar ao monte da salvação, que é Cristo Jesus, teu Filho e Senhor nosso.