Paróquia de Santo António dos Cavaleiros
Paróquia de Santo António dos Cavaleiros
Areas do Site
Home > Noticias



SÍNODO DOS BISPOS

Um Sínodo dos Bispos, qualquer que seja o tema sobre o qual é convidado a pronunciar-se, é sempre um acontecimento importante na vida da Igreja. Mas o Sínodo Extraordinário (ou seja, que tem lugar fora do ritmo normal da convocação do Sínodo dos Bispos, de três em três anos) e que se iniciou em Roma no passado dia 5 de Outubro sobre “os desafios pastorais da família no contexto da evangelização” reveste-se de uma particular importância.

Creio que todos temos consciência do facto de que, no nosso mundo ocidental, a família está a passar por uma grave crise: uma crise que pode colocar em causa o futuro da própria sociedade. Porque, por muito que os célebres “estudos” possam querer dizer o contrário, o facto é que um ser humano não é o mesmo se viver num saudável ambiente familiar, ou se crescer numa família completamente desestruturada.

Por outro lado, noutros pontos do mundo, a família vive realidades completamente diferentes das nossas. Mesmo as famílias cristãs. E não podemos pensar que o mundo ocidental e os seus problemas são aqueles que importam – em particular, os únicos que importam à Igreja Católica.

Contudo, existem realidades que são comuns, que marcam a vida de todo e qualquer ser humano e toda e qualquer comunidade cristã. Em primeiro lugar, a realidade familiar como estrutura da sociedade e como “Igreja doméstica”. Depois, o seu lugar essencial na evangelização. Finalmente, todas as questões que, sobretudo no modo de viver ocidental, têm surgido.

A comunicação social conseguiu centrar as atenções no debate acerca da possibilidade da comunhão eucarística dos divorciados recasados. É, inegavelmente, uma questão. Mas não o seria se o sacramento do matrimónio fosse habitualmente preparado, celebrado e vivido de um modo verdadeiramente cristão.

Ou seja: a comunhão eucarística dos divorciados recasados é uma questão fruto de muitos outros problemas pelos quais passa a vida das nossas famílias. E mesmo que encontre alguma resposta na reflexão do Sínodo, mal seria se este ignorasse todas as outras dificuldades por que passam as nossas famílias, e que são, em primeiro lugar, humanas (que lugar queremos dar à família no nosso viver em sociedade); ou que são, também, questões de vida cristã.

Em particular, trata-se de distinguir mais claramente aquilo que é apenas fruto de um modo de vida passageiro, por vezes causado mais por modas culturais que por dificuldades reais, e aquilo que, na vida cristã deve ser fruto da vontade de Deus e que não pode ser colocado em causa.

Como quer que seja, todos nós que não participamos nas reuniões sinodais havemos de as acompanhar com a oração, pedindo ao Espírito Santo que ilumine os Bispos reunidos em Sínodo.

D. Nuno Brás da Silva Martins
Bispo Auxiliar do Patriarcado de Lisboa

 

 
  Recuar
Copyright 2007 Paróquia de Santo António dos Cavaleiros | Politica de Privacidade.