Para uma cultura da dádiva

No dia 4 de Dezembro, realizou-se na Paróquia de Famões, um encontro sobre Voluntariado, de forma a apresentar e discutir o documento: “Serviços Paroquiais de Acção Social para uma Cultura da Dádiva – CEPS)”. Este documento foi escrito pela Conferência Episcopal Portuguesa, para nós voluntários e futuros voluntários.

O documento surge na necessidade de combater a grave crise social, que nos atinge. “Assim constitui um forte apelo: a examinar e rever os modelos de resposta às dificuldades, a introduzir ajustamentos e a proceder ao incremento de Serviços de Acção Social em todas as comunidades cristãs.”

No encontro, foram feitas as principais referências ao documento episcopal:

* “Objectivos da acção social da Igreja:

a) Serviço directo às pessoas: pobres, doentes, presas, com deficiências, sós ou desintegrados, crianças ou velhos, migrantes ou ciganos;

b) Intervenção na humanização das estruturas sócio-económicas, políticas e culturais, seguindo os princípios da dignidade transcendente da pessoas humana;

c) Participação em processo de desenvolvimento, segundo modelo pautado pela lógica do dom, com dinamização dos cidadãos e em parceria com outras entidades.

“Só o serviço ao próximo é que abre os meus olhos para aquilo que Deus faz por mim e para o modo como Ele me ama”

Bento XVI)

* Princípios operacionais:

1. Proximidade. Inspirado na parábola do Bom Samaritano, o cristão assume um “coração que vê” e aproxima-se de cada pessoa necessitada de ajuda imediata, coopera com ela na busca de soluções, partilha os bens, entrega-se pessoalmente e implica-se na resolução final do problema.
  2. Universalidade. Nascida do mandamento novo do amor, vive-se na catolicidade da Igreja a tenção global às situações.
  3. Radicalidade. O modo de actuar dos cristãos para enfrentar todos os problemas passa por ir às raízes, ou seja, às causas das diversas situações.
  4. Gradualidade. Esta atitude realista dá azo a que os princípios ideias não esmoreçam perante situações brutais.”

Em grupo concluímos, que todas as paróquias tem necessidades diferentes e bens diferentes, e que assim juntas nos podemos ajudar umas às outras.

Fala-se ainda de orientações estratégicas, a estas não irei enumera-las, uma vez que na sua maioria, já são praticadas na nossa paróquia. Foi isto que mais me surpreendeu neste encontro de voluntários da nossa diocese, ver a dimensão de todos os projectos de voluntariado em que comunidade e os grupos, se encontram inseridos, não apenas nós membros da comunidade, mas também em cooperação com as assistentes sociais e todos os voluntários que são sempre bemvindos. Nem imaginam a dimensão dos nossos “pequenos” gestos, das nossas “pequenas” ajudas.

Posso concluir que, o tempo que dedicamos ao próximo, não é tempo perdido. E que nunca é tarde demais para sermos voluntários, para termos o nosso “pequeno” gesto.

Rute Martins