ORDEM DO CARMO: NOVO TRIÉNIO NOVAS MUDANÇAS

A vida do ser humano sobre a terra é comparada a uma itinerância, a uma peregrinação em direcção a determinada meta! Nesta peregrinação, há um dinamismo ascendente quer em termos espirituais, quer em termos físicos. A mudança, a deslocação, o traçar novos caminhos e ritmos é algo inerente à condição humana.

Numa perspectiva de Fé, o crente sabe que foi criado por Deus e caminha para Deus. A conversão, a mudança é um dinamismo que nos aproxima cada vez mais do objectivo que ansiamos que é a vida eterna com Deus.

É essa a lógica da vida da própria Igreja: povo peregrino a caminho da “Jerusalém Celeste”.
A Ordem do Carmo é uma ordem religiosa que se insere nesta lógica da vida cristã. Sendo uma ordem religiosa mendicante, a mudança e a mobilidade dos seus membros (confrades) é sinal desta permanente resposta á vontade de Deus que fala através das orientações de quem tem a responsabilidade de dirigir a Ordem.

De três em três anos a Ordem do Carmo reúne-se para discernir a vontade de Deus para a Ordem e decidir sobre a melhor forma de a concretizar. Na sequência dessa reflexão, é elaborado um projecto e, em virtude desse projecto são decididas mudanças e ajustes nos confrades e comunidades.

Neste triénio, a Ordem decidiu convocar o Frei Fernando Araújo – que trabalhou nesta comunidade paroquial durante vários anos – para um novo serviço na cidade de Lisboa. É uma ocasião para agradecer a sua colaboração e ao mesmo tempo pedir a Deus que o acompanhe na sua nova missão.

Além da mudança assinalada, a Ordem do Carmo decidiu que o Frei Rui Pedro Ferreira fizesse parte da comunidade de Santo António dos Cavaleiros. Damos as boas vindas a este confrade e pedimos a Deus para a sua mudança seja uma oportunidade para todos crescermos como família cristã e como testemunho de fraternidade! Certamente que será acolhido como têm sido acolhidos todos os outros membros da Ordem que passaram por esta comunidade.