Passo a passo até Fátima

São várias as centenas de pessoas, que todos os anos se deslocam a Fátima no mês de Maio, das mais variadas formas. A paróquia, à semelhança do que tem acontecido nos últimos anos, organizou a habitual peregrinação a pé, que contou desta vez com cerca de 100 pessoas, tanto peregrinos como pessoal do apoio.

Quem disser que é fácil... é porque nunca fez.

Quem disser que é só andar, meter um pé à frente do outro, está convidado para palmilhar esses 130 quilómetros que nos separam do santuário das aparições. Ao longe não parece mas é realmente duro.
Nos primeiros metros ainda se vai descontraído, conversador e sorridente, sem problemas de maior. Passados mais uns quantos, lá começa aquela bolha no pé a aborrecer ou a dor no joelho a moer o juízo de quem se aventura a esta caminhada.

A chegada a um ponto de paragem é sempre uma lufada de ar fresco. Pode-se comer uma refeição quente, por vezes ter uma massagem de alguém que muito carinhosamente se dispõe a isso, mesmo tendo andado tanto como os outros. Pode-se dormir, por vezes no chão, mas isso pouco importa pois o cansaço é tanto que nem se nota o “ressonar ligeiro “do parceiro de caminhada que dorme ao lado.

Quando a noite passa e se acorda já com dores, então sim, a tentação de desistir começa a gritar bem alto nas nossas cabeças, coisa que também acontece quando se caminha muitas horas completamente só, sem ver ninguém para a frente ou para trás, e se pode ter “um cheirinho” de o que é solidão e, não fosse pela peregrinação, mais gente desistia.

Mas o esforço é recompensado à chegada ao destino, quando ao pisar o chão da capelinha, junto à azinheira que recebeu a Senhora, todas as dores como que desaparecem por milagre e nada mais importa senão felicitar os restantes peregrinos pelo apoio que prestaram e agradecer a Jesus, que ainda no ventre de Sua Mãe, foi de Nazaré a Belém, para caminhar sempre ao nosso lado.

Diogo Machado