Bancos Contra a Fome angariaram mais de duas mil toneladas em alimentos

Os Bancos Contra a Fome recolheram neste Sábado e Domingo um total de 2006 toneladas de géneros alimentares, quantidade 3,9% superior ao da campanha realizada em Maio de 2009.

A iniciativa decorreu em 1400 superfícies comerciais das zonas de Abrantes, Algarve, Aveiro, Braga, Coimbra, Cova da Beira, Évora e Beja, Leiria-Fátima, Lisboa, Oeste, Portalegre, Porto, Santarém, Setúbal, S. Miguel, Viana do Castelo e Viseu.

A campanha contou com a colaboração de 28 mil pessoas que asseguraram a recolha, transporte, pesagem e separação dos produtos, naquela que é considerada a maior acção de voluntariado organizada em Portugal.

Os géneros alimentares vão começar a ser distribuídos a partir da próxima semana a mais de 1700 instituições de solidariedade, que por sua vez os entregam a cerca de 275 mil pessoas com carências alimentares comprovadas, sob a forma de cabazes ou refeições confeccionadas.

“Por mais pequena que seja a sua contribuição, a sua ajuda é enorme” é o tema da campanha que se prolonga até 6 de Junho, com a possibilidade de aquisição de vales que representam uma unidade de um produto seleccionado (por exemplo, um litro de azeite).

A logística de recolha e transporte para os Bancos Alimentares fica a cargo das redes de supermercados aderentes, numa operação que é auditada por uma entidade externa.

Nas cerca de 3700 lojas “Payshop” também é possível contribuir para a campanha, fazendo uma doação em dinheiro que é convertida em leite e dá lugar à emissão de recibo.

O primeiro Banco Contra a Fome em Portugal nasceu em Lisboa no ano de 1992, estando actualmente em actividade no território nacional 17 unidades, congregadas na Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares.