Bispos reunem-se em Fátima

De 12 a 15 de Abril esteve reunida, em Fátima, a 174ª Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP). O início da primeira sessão foi aberto à comunicação social e constou do discurso de abertura do Presidente da CEP, D. Jorge Ortiga, Arcebispo Primaz de Braga. O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, admitiu que as recentes polémicas sobre casos de pedofilia envolvendo padres católicos exigem da Igreja “coragem” e “verdade”. Admitiu também que a reunião magna “acontece num ambiente sensível, em que se cruzam perplexidades e aproveitamentos em torno de factos ou denúncias a que os media têm dado ampla cobertura”.“Factos e denúncias”, disse, “que exigem, de todos, coragem na análise, justiça, verdade e caridade nas palavras e atitudes”.

D. Jorge Ortiga defendeu que “perante a grave lesão da dignidade pessoal das vítimas dos casos de pedofilia, importa restabelecer a justiça, purificar a memória e reafirmar, humildemente, o compromisso da Igreja de fidelidade a Deus e de serviço aos homens”.

O presidente da CEP assegurou que os Bispos portugueses estão “com o Santo Padre”.
Inspirando-se na última Encíclica do Papa Bento XVI, “Caridade na Verdade”, desafiou-nos à maravilhosa experiência da caridade e da solidariedade na vida da Igreja.

No Ano Europeu da Erradicação da Pobreza, sublinhou que este é um combate no qual não pode haver tréguas. O “repartir com alegria” deve substituir a lógica cega do lucro a qualquer preço e o consumismo desenfreado. A economia tem que ser um instrumento de velar pelos mais pobres e necessitados. Assim alertou contra a idolatria do ter, evitando tudo o que seja usura, corrupção, fuga aos impostos e acumulação desonesta.