A PALAVRA DE DEUS COMO LUZ PARA A VIDA

”Levar os cristãos e as comunidades a assumir a Palavra de Deus como luz
para a vida: alimento da oração, forma da comunidade e sustento da missão”

Este é o tema inspirador e o objectivo fundamental do Programa Diocesano de Pastoral para os próximos três anos. Na introdução do calendário do novo ano pastoral diz o Senhor Cardeal-Patriarca: “Se este ano, na linha do último Sínodo dos Bispos, continuamos a acentuar o papel da Palavra de Deus na edificação da igreja, é porque sabemos que quanto mais profundamente acolhermos a Palavra, melhor celebraremos os sacramentos, nos abriremos à experiência da oração, daremos testemunho, na vida, da novidade cristã e ensinaremos os cristãos a ler a realidade e a história à luz da fé”, explica o Cardeal-Patriarca, falando depois da unidade da Igreja: “Que ninguém isole as opções particulares do todo do mistério; que ninguém as recuse ou minimize em nome de outras visões ou opções. A Igreja é um povo guiado pelos seus pastores e essa é a concretização sólida da sua unidade sempre renovada”.

Na introdução ao programa diocesano de pastoral, D. José Policarpo aponta ainda que “o objectivo fundamental é sempre o mesmo, edificar a Igreja, corpo de Cristo”. Por isso, acrescenta, “a programação pastoral tem de incluir, na especificidade de cada Ano, a continuidade das opções pastorais dos anos anteriores”. Exemplificando, o Patriarca de Lisboa alude à vivência do Ano Paulino, que “não pode ser um capítulo encerrado”.

D. José Policarpo não esquece também os sacramentos. “Temos de dar prioridade à lógica da graça e à natureza sobrenatural da vida cristã, para que a Igreja possa ser, no mundo de hoje, um sinal do Reino de Deus, interpelante e motivador de esperança”, refere.

Objectivos Anuais:

Na expectativa da próxima Exortação Apostólica pós sinodal, apenas se apresentam os objectivos para o primeiro ano, inspirados na Mensagem do último Sínodo dos Bispos ao povo de Deus. Assim, procurar-se-á:

1. Fomentar o encontro com Cristo – rosto da Palavra

Proporcionar um conhecimento e uma relação adequados dos cristãos e das comunidades com a Palavra de Deus, fomentando o encontro com Cristo - Rosto da Palavra: “a fé vem da pregação e a pregação surge da Palavra de Cristo.” (Rom 10, 17)

2. Fomentar a construção da Igreja – casa da Palavra

Aprofundar a vivência comunitária da Palavra de Deus, fomentando a construção da Igreja - Casa da Palavra: “A palavra de Cristo habite em vós com toda a sua riqueza.” (Col 3, 16)

3. Fomentar o compromisso na Missão – caminhos da Palavra

Incentivar nos cristãos e nas comunidades o empenho no anúncio da Palavra de Deus como inerente à vida cristã, fomentando o compromisso na Missão - caminhos da Palavra: “Ai de mim se não evangelizar!” (I Cor 9, 16).