Peregrinando até Roma

Mais uma viagem...Mais uma peregrinação. Desta vez a Roma para assistir à Canonização do Beato Nuno, que a partir deste momento passa a chamar-se S. Nuno de Santa Maria.

“Peregrinar”, segundo o livro de orações que nos foi oferecido no início da Peregrinação, “é uma prática antiquíssima do Povo de Deus. É um exercício de ascese, de vigilância e de preparação interior para a conversão do coração”.

Claro que neste caminhar acontecem sempre peripécias. Mas nada acontece por acaso. É o Senhor que com grande pedagogia continua a dar-nos lições através dos acontecimentos. O sermos, alguns de nós, revistados da cabeça aos pés no aeroporto, assim como a bagagem de mão, fez-me pensar, que nos fazia bem de vez em quando, ir ao fundo de nós mesmos e verificar que esta espécie de mala interior que carregamos anda demasiado sobrecarregada de coisas inúteis e contraditórias, como impulsos, desejos inquietações, dúvidas, amores e desamores. Despojar a razão e o coração é uma atitude regeneradora, que nos torna mais leves e rápidos na grande viagem em direcção ao Pai.

Chegámos a Roma no dia 23/05, quinta-feira. Aproveitámos os dias 24 e 25 para visitarmos o Museu do Vaticano, a Capela Sistina, Basílicas de S. Pedro, S. João de Latrão, S. Paulo e Sta. Maria Maior, Abadia Tre Fontani, local do martírio de S. Paulo.

O mais impressionante em todas estas visitas não foram as telas de Miguel Ângelo e outros, que são na verdade uma maravilha. Foi o olhar em volta e verificar o Amor de Deus ao dar tantos talentos ao homem, e como o homem os soube utilizar, transmitindo através das Obras de Arte, toda a História de Deus com os homens. Foi uma forma de transmitir a pessoas pouco letradas, os acontecimentos descritos na Bíblia. Através da Arte, os visitantes conseguiam enriquecer os seus conhecimentos e a sua fé que expressavam mesmo com o sacrifício da própria vida.

Sentimos esse testemunho, particularmente na visita ao Coliseu e às Catacumba de Domitilla, onde tivemos a oportunidade de aprofundar alguns aspectos da vida das primeiras comunidades cristãs e pelas decorações simbólicas, constatar a sua esperança na ressurreição. As Catacumbas de Domitilla, abrangem uma basílica e 17 kms. de galerias em quatro andares com mais 150.000 sepulturas.

Chegou o dia da Canonização de S. Nuno de Santa Maria, momento por todos muito desejado. Foi lindo!...Inexplicável!...Um turbilhão de emoções. É que foi elevado aos altares, um Herói nacional, que após ter comprido o seu dever para com a Pátria, se entrega a Deus, despojando-se de todos os seus haveres, passando a viver como um simples Carmelita ao cuidando dos pobres.

Todos agradecemos a Deus o privilégio de podermos participar nesta grande cerimónia.

Como preparação fizemos uma vigília na Igreja de Sto. António dos Portugueses, presidida pelo Sr. Cardeal Patriarca de Lisboa.

Nos restantes dias visitámos Florença, Assis, Pádua, Pisa e terminámos em Veneza. Em todos os locais tivemos o privilégio de ser celebrada a Eucaristia pelos Srs. Padres: Agostinho Castro, Ricardo Rainho e Pedro Monteiro, que também nos acompanharam nesta linda viagem.

Salientamos a visita a Assis e ao mosteiro de Sta. Clara, onde se encontra o Crucifixo do discernimento de S. Francisco. Tanto S. Francisco, Santa Clara e Santo António, souberam compreender que a verdadeira felicidade está em seguir o Mestre em todas as suas vertentes.

Nesta várias deslocações, podemos admirar uma paisagem soberba, Obra do Criador, que está em permanente renovação.

Em Veneza, para além de podermos admirar toda aquela beleza, fomos brindados com um passeio de Gôndola.

Finalizámos com a celebração da Eucaristia na Basílica de S. Marcos. Ali podemos agradecer, uma vez mais, ao Senhor, por nos ter acompanhado durante esta viagem e também por nos ter dado a graça de estarmos inseridos num grupo maravilhoso, onde a amizade, a fraternidade e camaradagem, foi um dado constante.

OBRIGADA POR TUDO SENHOR!
Duas Peregrinas