Magusto
Tasquinhas / Festa dos sabores das diversas regiões de Portugal e de outros países
Sessão Solene

Magusto

O Centro Cultural e Social de Santo António dos Cavaleiros assinalou o dia de São Martinho, 11 de Novembro, com o já tradicional magusto. Desta vez, a festa foi integrada nas comemorações do 25º aniversário do Centro. Saídas da Sessão Solene, largas dezenas de pessoas dirigiram-se ao terraço, onde puderam provar as castanhas assadas ou cozidas e beber um copo de água-pé. Tudo ao som da música tradicional portuguesa interpretada ao vivo pelo Grupo de Cantares de Bucelas.

Petiscos de todo o país e de vários pontos do mundo deram sabor ao almoço-convívio de comemoração do 25º aniversário do Centro Cultural e Social de Santo António dos Cavaleiros (CECSSAC). No dia 11 de Novembro, depois da eucaristia, centenas de pessoas passaram pelas várias tasquinhas montadas no terraço do Centro e provaram as especialidades preparadas pelos próprios participantes no almoço. Da feijoada à cachupa, passando pelos peixinhos da horta e o frango de caril, a dificuldade dos visitantes era escolher. “A muamba está muito boa”, dizia um dos presentes. “Tens é de provar o bife de atum da minha terra”, respondia outro.

Empenhadas em mostrar os melhores petiscos das suas terras, os responsáveis pelas tasquinhas não tinham mãos a medir. Na casinha das Beiras, Carlos Ferreira, a mulher Luísa e o amigo João Simões só conseguiram respirar no final do almoço. “Parecia um enxame, esgotámos tudo”, dizia Carlos Ferreira, “o leitão acabou num instante e a chanfana também não demorou muito”. Vestidos a rigor, Carlos Ferreira e João Simões eram o espelho do contentamento. “A comida estava quentinha e foi tudo feito por nós, tirando o leitão”, explicava Carlos Ferreira. A chanfana até veio directamente de Condeixa, terra de João Simões. “Passou a noite inteira no forno, das 22 às 7 da manhã de hoje”, dizia.

Sessão Solene

Acabado o almoço-convívio, as pessoas encheram o salão do CECSSAC para a Sessão Solene, que começou com uma retrospectiva histórica dos 25 anos de vida do Centro. Seguiu-se um resumo das conclusões das jornadas de reflexão “Realidades Sociais – Disfuncionalidade Familiar”, que tiveram lugar a 6 de Novembro.

Numa sessão pontuada pelas actuações de vários grupos do CECSSAC – coro da Idade de Ouro, grupo das Actividades de Tempos Livres, conjunto de Guitarras da Escola de Música e grupo de Hip Hop – destacou-se o tema da solidariedade e da partilha. O elogio ao trabalho desenvolvido pelo Centro ao longo destes 25 anos e a constatação de que há ainda muito por fazer marcaram os discursos das entidades presentes. Nesse sentido foram as palavras do Comissário da Ordem do Carmo em Portugal, Pe. António Monteiro, da presidente da Junta de Freguesia de Santo António dos Cavaleiros, Glória Simões, e do presidente da Assembleia Municipal de Loures, Pedro Farmhouse.

O presidente da direcção do CECSSAC, Pe. Ricardo Raínho, recordou todas as pessoas “que se empenharam desde o primeiro momento” no trabalho do Centro, de forma desinteressada e para bem da Comunidade. “Quando o que está em causa é o bem-estar das pessoas, as parcerias funcionam”, garantiu o Pe. Ricardo.

No entanto, como “as necessidades da população são muitas e evidentes, e o caminho continua”, o presidente da direcção do CECSSAC anunciou o novo grande desafio que se coloca à Comunidade: a construção de uma nova igreja e de um centro social na zona das Torres da Bela Vista.

Para o presidente da Câmara Municipal de Loures, Carlos Teixeira, o CECSSAC é um exemplo a seguir: “uma comunidade que tem liderança, tem colaboradores empenhados e tem voluntários que dão de si e não pedem nada em troca”. “Na cidadania, não podemos ficar parados à espera que os outros resolvam os problemas. Em Santo António dos Cavaleiros, isso não acontece. Estamos muito à frente”, disse o autarca.