O Centro Cultural e Social de Santo António dos Cavaleiros é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), que pretende, nas suas instalações e com o seu potencial humano, dar uma resposta a vários problemas existentes no tecido humano, social, cultural e comunitário desta freguesia.
Contamos para a prossecução deste objectivo com as seguintes valências:
Creche/Jardim-de-infância ou pré-escolar (4 meses aos 5/6 anos) Consideramos que constitui um direito básico o facto de todas as crianças terem acesso à sua promoção social, cultural e educacional. Assim, o objectivo primordial destas valências é promover, em colaboração com as famílias, o desenvolvimento integral da criança, através da criação de experiências e vivências que lhe despertem a curiosidade, desenvolvam a sua capacidade de pensar e agir e conduzem à sua autonomia e segurança.
Actividades de Tempos Livres (ATL) Com a criação desta valência pretendemos ser uma resposta efectiva às necessidades específicas das crianças entre os 6 e os 10 anos, proporcionando-lhes determinados tipos de animação sócio-cultural, fora do seu período escolar e durante o horário de trabalho dos pais: Valorizando a sua espontaneidade, capacidade criadora e sentido crítico Favorecendo o seu empenho no sentido do seu crescimento global e promovendo a sua autonomia Transformando a aprendizagem em comunicação e em interacção Desenvolvendo o projecto educativo de acordo com os seus interesses e motivações
Centro de Convívio/Centro de Dia/Apoio Domiciliário É um equipamento aberto que tem como função principal manter o idoso no seu próprio meio familiar e social, através da prestação de serviços específicos proporcionados no próprio centro e de outros extensivos ao domicílio. Toda a sua acção e coordenação é apoiada por um conjunto de serviços passíveis de serem extensíveis ao domicílio e também ao desenvolvimento de actividades sócio-culturais e recreativas, de inter-ajuda realizadas em grupos de terapia ocupacional no próprio centro. Os objectivos gerais do centro de dia, culminam em: Reintegrar o idoso na comunidade permitindo mantê-lo no domicílio; Avaliar as necessidades dos idosos; Aconselhar e dar indicações aos idosos e às suas famílias.
Serviço de Atendimento Integrado Este serviço permite a criação de uma relação directa entre quem ajuda e quem é ajudado. Com géneros alimentares estão a ser apoiadas 180 famílias, sendo abrangidos 505 pessoas, das quais 206 são crianças. Todos os alimentos provêm do Banco Alimentar Contra a Fome, com o qual estabelecemos Protocolo em 1992. Com as crianças das famílias apoiadas temos realizado diversas actividades, nas quais se destacam passeios e visitas a parques temáticos, museus, teatros, sempre com lanche ou almoço e colónias de férias fechadas ou abertas, com estas crianças. O CECSSAC estabeleceu em 1995 um Protocolo com o Governo Civil de Lisboa para apoio a crianças lactentes, provenientes de famílias carenciadas. Em média são atendidas mensalmente cerca de 10 crianças, estando actualmente a ser apoiadas 111 crianças.
Ocupação de Tempos Livres (OTL) com capacidade para 30 crianças/jovens Pretendemos a: Implementação de um espaço aberto, visando a aprendizagem social, a inter-ajuda e a solidariedade entre grupos/jovens Prevenção de situações de risco e marginalidade Prevenção do absentismo e insucesso escolar
"Espaço Mulheres" com capacidade para 10 mulheres, destinado a mulheres socialmente desfavorecidas com situação de desemprego: Pretendemos a: Procura de identidade e auto-estima; Ocupação do tempo livre; Aprendizagem; Prevenção e promoção da saúde; Criação de cursos de alfabetização/ensino recorrente.
Actividades Físicas e Desportivas Na prossecução dos seus objectivos, o Centro Cultural e Social de Santo António dos Cavaleiros, pretende proporcionar aos seus utentes um conjunto variado de actividades de âmbito cultural e físico-desportivo, ao nível da iniciação, aperfeiçoamento, manutenção e especialização nas áreas da formação gímnica geral e especializada, do fitness, da expressão corporal / dança, dos desportos de combate, das técnicas orientais de meditação e relaxamento, da educação especial. Na área da formação gímnica geral, distinguem-se as actividades gímnicas de iniciação, vocacionadas para crianças a partir dos 3 anos: Ginástica Infantil Na formação gímnica especializada, para jovens a partir dos 8 anos, inclui-se a seguinte actividade: Ginástica pré-desportiva, Ginástica acrobática/desportiva Na área da Educação Especial, para crianças e jovens com necessidades educativas especiais, inclui-se a Actividade Motora Adaptada. Na área do Fitness, enquadram-se as seguintes actividades: Aeróbica/Step, Ginástica de manutenção, Ginástica para a 3ª Idade, Ginástica localizada e alongamentos, Musculação, Cárdio-Fitness, Power-Pump, Full Body Na área da Expressão corporal, incluem-se as seguintes formas de Dança: Ballet, Dança Jazz, Dança Moderna, Danças de Salão, Hip-Hop, Salsa cubana Na área dos Desportos de combate/Defesa pessoal, encontramos as seguintes actividades: Capoeira, Judo, Karaté "Shito-Ryu", Kick-Boxing Na área das Técnicas orientais de meditação e relaxamento, destacamos: Yoga, Taiji-quan
Outras Actividades/Áreas O CECSSAC pretende proporcionar aos seus utentes um espaço com um conjunto variado de actividades no âmbito cultural e artístico tendo como objectivos: Ocupar os utentes no seu tempo livre afastando-os de formas de vida menos saudáveis; Incentivar o trabalho de grupo entre utentes de várias faixas etárias, permitindo a descoberta e o desenvolvimento dos interesses e aptidões de cada um; Desenvolver a capacidade de expressão imaginativa e criativa dos utentes.
Destacam-se para a prossecução destes objectivos as seguintes actividades: Escola de Xadrez, participando alguns dos alunos em competições de âmbito local e nacional. Escola de Música, dividindo-se entre a Iniciação Musical, aulas de piano, flauta e guitarra. Nesta área da Música o Centro tem ainda um coro de idosos, o "Coro da Idade d'Ouro". Atelier a funcionar, onde pessoas de todas as idades podem aprender: pintura, cerâmica, ponto-cruz, arraiolos.
Em parceria com outras Instituições e Entidades o CECSSAC: Participa no Rendimento Mínimo Garantido - acompanhando várias famílias e participando nas reuniões da Comissão Local de Acompanhamento (CLA) e no Núcleo Executivo da zona Norte - Loures Integra a Comissão de Protecção de Menores do Concelho de Loures. Desenvolve, como entidade formadora, diversos cursos de formação em colaboração com o Estado Português e o Fundo Social Europeu. Participação em reuniões mensais de Saúde Pública.
O CECSSAC tem cedido as suas instalações a Instituições e Entidades para suas actividades diversas: Realização de espectáculos de música, dança, teatro, ópera, etc. Realização de encontros, exposições, festas e convívios. Celebrações e encontros de outros credos e religiões.