O programa de Catequese da Infância e da Adolescência, aprovado pela Conferência Episcopal Portuguesa, em Abril de 1988, compreende cinco fases bienais que culminam e terminam com celebrações festivas profundamente vinculadas ao caminho da fé percorrido em cada fase. A relação entre as diversas fases faz-se em espiral: o Mistério Cristão é desenvolvido gradualmente de acordo com as características e capacidades próprias dos catequizandos
Cinco Fazes em Dez Anos
Fase I - Iniciação ao Itinerário Catequético
É uma fase de acolhimento da parte de toda a Comunidade Cristã que visa a integração progressiva da criança no processo catequético e na vida de fé da Igreja.
Fase II - A vida do Discípulos de Jesus
Esta fase é dedicada à descoberta da identidade do cristão. Ser cristão é seguir Jesus, reconhecer a celebrar a sua presença salvadora e comprometer-se na construção do Reino, em Igreja.
Fase III - Aprofundamento da Fé
A terceira fase proporciona à criança a construção da sua primeira síntese de fé cristã, á luz DA História da Salvação. A criança prepara-se para assumir e proclamar a fé do seu Baptismo, na alegria de pertencer à Igreja de Jesus Cristo.
Fase IV - Busca do Sentido Cristã da Vida
É uma fase de descoberta: os pré-adolescentes descobrem Jesus Cristo (Deus e Homem Perfeito) como Amigo, o Modelo e o Sentido para as suas profundas interrogações de identidade.
Fase V - Personalização da Fé e Compromisso Cristão
A Quinta fase deste Programa proporciona aos adolescentes a personalização da fé e uma atitude de compromisso cristão na Igreja e no Mundo.