"Alimentar-nos da Palavra para sermos "servos da Palavra" no trabalho da evangelização: tal é. sem dúvida, uma prioridade da Igreja no início do novo milénio. [....] Quem verdadeiramente encontrou Cristo, não pode guardá-lo para si; tem de O anunciar. É preciso um novo ímpeto apostólico, vivido como compromisso diário das comunidades e dos grupos cristãos. Que isto se faça, porém, no devido respeito pelo caminho próprio de cada pessoa e com atenção pelas diferentes culturas em que deve ser semeada a mensagem cristã, para que os valores específicos de cada povo não sejam renegados, mas purificados e levados à sua plenitude. "(TMI 40).
Sendo a catequese um caminho progressivo de amadurecimento da fé, acompanhando o cristão na marcha da sua vida, de modo que este cresça harmoniosamente em todas as dimensões, há na nossa paróquia diversas fases de catequese, atendendo às idades e circunstâncias dos vários destinatários a formar e a evangelizar.
A Catequese da paróquia é coordenada e dinamizado por um Secretariado, composto por membros escolhidos pelo pároco de entre os Catequistas.
Sendo a catequese um caminho progressivo de amadurecimento da fé, acompanhando o cristão na marca da sua vida, de modo que este cresça harmoniosamente em todas as dimensões, há na nossa paróquia diversas fases de catequese, atendendo às idades e circunstâncias dos vários sectores a formar e a evangelizar.
A) Catequese da Infância e da Adolescência
O programa de Catequese da Infância e Adolescência, aprovado pela Conferência Episcopal Portuguesa, em Abril de 1988, compreende cinco fases bienais que culminam e terminam com celebrações festivas profundamente vinculadas ao caminho da fé percorrido em cada fase. A relação entre as diversas fases faz-se em espiral: O Mistério Cristão é desenvolvido gradualmente de acordo com as características e capacidades próprias dos catequizandos.
Cinco Fazes em Dez Anos
Fase I - Iniciação ao Itinerário Catequético
É uma fase de acolhimento da parte de toda a Comunidade Cristã que visa a integração progressiva da criança no processo catequético e na vida de fé da Igreja.
Fase II - A vida do Discípulos de Jesus
Esta fase é dedicada à descoberta da identidade do cristão. Ser cristão é seguir Jesus, reconhecer a celebrar a sua presença salvadora e comprometer-se na construção do Reino, em Igreja.
Fase III - Aprofundamento da Fé
A terceira fase proporciona à criança a construção da sua primeira síntese de fé cristã, á luz DA História da Salvação. A criança prepara-se para assumir e proclamar a fé do seu Baptismo, na alegria de pertencer à Igreja de Jesus Cristo.
Fase IV - Busca do Sentido Cristã da Vida
É uma fase de descoberta: os pré-adolescentes descobrem Jesus Cristo (Deus e Homem Perfeito) como Amigo, o Modelo e o Sentido para as suas profundas interrogações de identidade.
Fase V - Personalização da Fé e Compromisso Cristão
A Quinta fase deste Programa proporciona aos adolescentes a personalização da fé e uma atitude de compromisso cristão na Igreja e no Mundo.
Como fase final proporciona-lhes ainda uma síntese de fé cristã.
B) Catequese / Formação
A nossa paróquia tem vindo, com persistência, a privilegiar, nos seus Programas Pastorais, a formação cristã permanente, incentivando acções tendentes a incrementar as várias vertentes formativas que estão na base de um são empenhamento de todos os membros da comunidade na Igreja e no mundo.
No ensinamento conciliar sobre o apostolado dos leigos vem expresso que "o apostolado da Igreja e de todos os seus membros se ordena, antes de mais, a manifestar ao mundo, por palavras e obras, a mensagem de Cristo, e a comunicar a sua graça" ( Apostolizam Actuositatem, 6).
E logo a seguir: "este apostolado, contudo, não consiste apenas no testemunho de vida; o verdadeiro apóstolo busca ocasiões de anunciar Cristo por palavras, quer aos não crentes para os levar à fé, quer aos fiéis para os instruir e animar a uma vida mais fervorosa" (id., ib.)
Está aqui, portanto, indicado todo um programa de vida capaz de nos inquietar como cristãos.
Dadas as constantes mutações que a vida dos homens atravessa nas suas relações recíprocas e nas relações entre grupos, o cristão - "outro Cristo" na terra por força do seu baptismo, da sua imersão na natureza de Cristo - tem que estar sempre actualizado em todas as áreas do viver comum para nelas dar autêntico testemunho da sua fé e do seu empenhamento de total entrega ao projecto Jesus Cristo. A formação permanente é pois uma necessidade de todo o Cristão responsável e consciente.
Neste sentido e respondendo também a um apelo do nosso Bispo, a nossa Paróquia vai iniciar este ano a Formação/Catequese de Adultos, constituindo diversos grupos para o efeito.
Objectivos Específicos
Designar Missa da Catequese a celebração da Eucaristia das 10.15 h
Incentivar as crianças para a realização de trabalhos literários e plásticos sobre o tema o ROSTO DE JESUS CRISTO, promovendo uma exposição final com esses trabalhos.
Formar os catequizandos para a ecologia.
Identificar, durante os últimos anos de catequese ^ac it^ai os jovens que queiram e tenham vocação para catequistas possibilitando-lhes um acompanhamento formação especifica
Garantir a Educação Moral e Religiosa no Centro Cultural e Social, nomeadamente no Ensino Pré-Escolar, Actividades de Tempos Livres (ATL), Ocupação de Tempos Livres (OTL).
Promover uma maior inter-ligação e colaboração entre as escolas, especialmente com os professores de Educação Moral e Religiosa.
Dar uma maior atenção aos pais das crianças adolescentes e jovens catequizandos realizando com eles um trabalho programado e contínuo através do seu acolhimento, envolvimento, participação e formação, durante a espera pêlos filhos, nas missas, festas da catequese, sessões de catequese, reuniões de pais, trabalhos conjuntos com os filhos.
Efectuar, quinzenalmente, às quartas-feiras .sessões de reflexão para adultos aberta a toda a comunidade.