Carta do Patriarca de Lisboa a todas as paróquias e comunidades do Patriarcado a propósito do estado de saúde do Papa Francisco
Caríssimos Irmãos e Irmãs,
Nos últimos dias, temos acompanhado Sua Santidade o Papa Francisco, neste momento de saúde frágil. Peço a todos os diocesanos do Patriarcado de Lisboa que nas suas orações pessoais tenham o Santo Padre presente. Nos momentos habituais de oração que já acontecem nas paróquias e comunidades – como exposições do Santíssimo Sacramento, orações do Terço do Rosário, etc. – façam-se preces especiais pelo Papa.
Peço também a todos os sacerdotes que, nas celebrações da Santa Missa, na Oração universal acrescentem uma intenção pela saúde do Santo Padre, por exemplo, nos seguintes termos:
«Pelo Papa Francisco, Pastor da Igreja Universal, para que seja fortalecido e consolado neste momento de fragilidade, e possa retomar as suas anteriores ocupações, oremos, irmãos».
Neste ano jubilar, dedicado ao tema da esperança, continuamos firmes a peregrinação da fé, fortalecidos pelo testemunho dedicado do nosso Papa Francisco.
Com os meus cumprimentos fraternos,
Lisboa, 19 de Fevereiro de 2025
† RUI, Patriarca de Lisboa