Neste segundo ano da receção da Constituição Sinodal, somos convidados a viver a Liturgia como lugar de encontro.
A Igreja, originalmente entendida como assembleia dos membros da comunidade cristã, reunida para a celebração dos mistérios da fé, passou, com o tempo, a significar também a “igreja-casa”, espaço, o lugar da assembleia. O modo de organizar o espaço, fala daquilo que a Igreja é, enquanto comunidade reunida, e revela o modo como celebra aquilo em que acredita.
Propomos um percurso de descoberta dos lugares e elementos litúrgicos da “igreja-casa” (infância) e do que somos como Igreja-assembleia celebrante (adolescência), do primeiro domingo da quaresma ao quarto domingo da Páscoa, sem interrupção. Relativamente aos domingos de Ramos e domingo de Páscoa cada paróquia adapta a descoberta desse elemento de acordo com a seu ritmo.
(infância) Convidamos as crianças e as suas famílias a seguirem as pistas que as levarão a conhecer, efetivamente, cada espaço e cada elemento da sua igreja, enquanto espaço físico onde decorre a liturgia.
(adolescência) Convidamos os adolescentes e as suas famílias a seguirem as coordenadas que os levarão a conhecer, efetivamente, cada espaço e cada elemento da sua igreja, enquanto espaço físico e aquilo que ele diz do que somos enquanto comunidade cristã que celebra.
Construção da Planta da nossa Igreja:
A paróquia fornece uma planta base da sua igreja, onde os grupos, em cada semana, irão colocando o elemento que descobriram: porta; presidência, ambão, altar, assembleia, cruz, círio pascal, batistério, sacrário e os santos. Essa planta que é colocada na igreja.
Pode também haver uma planta em cada grupo de catequese. Para assinalar os espaços ou elementos na planta podem ser utilizados os desenhos enviados com este material ou podem ser colocadas fotos desses espaços.
No Grupo de catequese:
Infância:
Propomos para cada semana um pequeno momento celebrativo. No final da catequese o catequista encaminha as crianças para o lugar ou elemento a descobrir. O momento celebrativo compõe-se de quatro passos:
- Cântico: apresentam-se cânticos relacionados com o elemento destacado na semana, que podem ser substituídos por outros que sejam conhecidos das crianças, desde que apropriados.
- Palavra: leitura bíblica retirada da liturgia do domingo que apresenta alguma relação como esse espaço ou elemento.
- Explicação: o(a) catequista apresenta a explicação do espaço e relaciona-o com a leitura.
- Atividade: no final, o grupo regressa à sala. As crianças recortam a figura do lugar ou elemento que descobriram e colam-na na pista da semana. Os grupos da Etapa 2, farão também um pequeno registo sobre as suas descobertas.
Material:
- Pistas 1ª etapa (para os grupos da 1ª etapa)
- Pistas 2ª etapa (para os grupos da 2ª etapa)
- atache, fio ou argola por criança
- 1 folha com desenhos para colocar na planta da igreja
Semanalmente cada criança recebe uma pista em formato A5. Os grupos da primeira etapa recortam a imagem e colam no respectivo rectângulo. Os grupos da segunda etapa escrevem por palavras suas o significado do espaço ou elemento descoberto nessa semana, no campo designado «Descrição». Ao longo do percurso, cada criança vai constituindo o seu pack das pistas, agregando-as com um atache, fio ou argola.
Adolescência:
Propomos um momento celebrativo, no final do encontro de catequese. Começa ainda na sala de catequese com a identificação do lugar a descobrir nessa semana, com a ajuda do GPS da [nossa] Igreja. Depois o grupo segue até à igreja e, no espaço a descobrir, realiza um breve momento celebrativo com quatro passos:
- Breve explicação do espaço ou elemento
- Palavra: leitura bíblica retirada da liturgia do domingo que apresenta alguma relação como esse espaço ou elemento.
- Quem somos nós, Igreja, assembleia que celebra? Breve reflexão sobre o que a Palavra e esse espaço ou elemento nos dizem acerca do que somos como Igreja-Assembleia celebrante
- Atividade: Registo no Ponto de Chegada de uma pequena síntese sobre o que diz esse espaço ou elemento de quem somos nós, Igreja.
Material para cada adolescente
- GPS da [nossa] Igreja - coordenadas
- Ponto de Chegada
Cada adolescente recebe o seu material no início da campanha.
Em família:
Cada família recebe um caderno com uma proposta de realização de um momento em família a partir da liturgia do domingo e das Pistas ou Ponto de chegada que os filhos receberam na catequese. Pode ser também proposta a construção progressiva, de uma maquette da sua igreja. O momento em família tem cinco passos:
- Palavra: leitura da liturgia da palavra que foi tomada para a descoberta semanal do espaço ou elemento da igreja
- Sublinhar o versículo da passagem , que foi focado no momento de grupo da catequese, do seu filho, na Igreja
- Registar, no espaço correspondente, o elemento/lugar em foco na semana
- Explicar o significado do lugar ou elemento, socorrendo-se das pistas ou ponto de chegada.
- Construir em família o elemento/lugar em destaque nessa semana e colocá-lo na maquette.
- No final pode ser feita uma exposição das maquettes na igreja.
A nossa Igreja Mãe:
No final deste percurso, cada paróquia é convidada a visitar a Sé de Lisboa, a nossa Igreja Mãe, levando consigo a planta da sua igreja construída durante a campanha, ou imagens da sua igreja. Na visita os grupos são convidados a descobrir os mesmos espaços na Sé, mas também a porta santa, o tesouro da Sé e as relíquias dos mártires. As famílias podem ser convidadas a participar na visita.
Indicações para a visita:
Objetivo: Identificar os lugares e os elementos da Igreja Mãe, por comparação com a sua Igreja.
Preparação:
- Para marcar a visita à Sé contactar o Cónego Luís Manuel: 962 579 892
- 2- Levar para a Sé, a maquette, planta ou imagem da sua igreja, que permita fazer a comparação.
Visita: Ao longo da visita, em cada espaço, os catequizandos comparam-no com o da sua igreja e explicam o seu significado. Será interessante visitar também o Tesouro.
Documentos para download
- Adolescência_O GPS da (nossa) Igreja - Coordenadas
- Adolescência_O GPS da (nossa) Igreja - Coordenadas (Solucões)
- Adolescência_Ponto de chegada
- Capa
- Catequistas_Adolescência
- Catequistas_Infância
- Familias
- Infância_Pistas 1ª etapa
- Infância_Pistas 2ª etapa