Paroquia de Santo Antonio dos Cavaleiros
Início Noticias

D. Rui Valério nomeado Bispo das Forças Armadas e de Segurança

O Papa Francisco nomeou, hoje dia 27 de Outubro de 2018, o padre Rui Valério como Bispo das Forças Armadas e das Forças de Segurança. A ordenação episcopal de D. Rui Valério vai decorrer no dia 25 de novembro, no Mosteiro dos Jerónimos, juntamente com a ordenação de D. Daniel Henriques, novo Bispo Auxiliar de Lisboa.

D. Rui Manuel de Sousa Valério, de 53 anos, pertence aos Padres Monfortinos e tornou-se, com esta nomeação, no primeiro sacerdote português desta congregação a ser nomeado Bispo. Natural de Urqueira, em Ourém, D. Rui era, atualmente, pároco da Póvoa de Santo Adrião, na Vigararia de Loures-Odivelas, e também vigário desta vigararia.

O novo Bispo português entrou, em 1976, no Seminário Monfortino, em Fátima, onde prosseguiu os estudos. Mais tarde, em 1984, ingressou no noviciado, em Santermo-in-Colle, Bari, Itália, e emitiu a primeira profissão religiosa a 6 de setembro de 1985. Professou os votos perpétuos a 6 de outubro de 1990 e foi ordenado sacerdote, por D. Alberto Cosme do Amaral, Bispo de Leiria-Fátima, no dia 23 de março de 1991, em Fátima.

Em Roma, D. Rui Valério estudou Filosofia, na Pontifícia Universidade Lateranense, entre 1985 e 1987, e frequentou Teologia, na Pontifícia Universidade Gregoriana, onde concluiu a licenciatura, em 1992, com a especialização em Teologia Dogmática. Na Bélgica, em Leuven, frequentou, entre 1995 e 1996, o curso de Espiritualidade Missionária, no Centre International Montfortain. Na Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa, em 1997, iniciou o Doutoramento em Teologia.Entre 1992 e 1993, foi capelão no Hospital da Marinha e, entre 2008 e 2011, capelão na Escola Naval.

Na Diocese de Beja, nas paróquias de Castro Verde, foi coadjutor, entre 1993 e 1995, e pároco, entre 2001 e 2007. No Patriarcado de Lisboa, foi coadjutor na Paróquia da Póvoa de Santo Adrião, entre 1996 e 2001, e foi nomeado, em 2011, pároco da mesma paróquia.

D. Rui Valério trabalhou ainda, durante alguns anos, na Formação dos Postulantes dos Missionário Monfortinos. Em 2016, foi nomeado, pelo Papa Francisco, como “Missionário da Misericórdia”, durante o Ano Jubilar.

Copyright 2007 - 2018 Paróquia de Santo António dos Cavaleiros | Politica de Privacidade.