Início Secretariado de Acção Pastoral Liturgia Sacramentos Eucaristia

Eucaristia

"O Sacrifício Eucarístico, memorial da morte e ressurreição da Cruz, é a culminância e a fonte de todo o culto e da vida cristã, pelo que significa e se realiza a unidade do povo de Deus e se completa a edificação do Corpo de Cristo" (CDC. 897).

Destas palavras se conclui como deve ser cuidada a preparação e celebração deste sacramento. Para o conseguirmos é necessário pôr em acção alguns requisitos:

Há um Secretariado de Liturgia que coordena e dinamiza as nossas celebrações;
Existem várias equipas litúrgicas para as diversas Eucaristias que, escalonadamente, asseguram alguns ministérios e serviços necessários, tomando a seu cargo, na parte que lhes compete, a animação das celebrações litúrgicas;
Há um grupo de acólitos;

Existem vários coros na Paróquia que animam as diversas Celebrações Eucarísticas dos sábados (vespertinas) e dos Domingos. Os componentes dos coros encontram-se previamente para ensaio dos cânticos.

Coro da Missa das 17,00 horas de Sábado - Torres da Bela Vista.

Coro da Missa das 18,30 horas de Sábado (Jovens) - Ensaiam ao Sábado às 17,30 horas.

Coro da Missa das 10,15 horas (Crianças) - Ensaiam ao Sábado às 11,30 horas.

Coro da Missa das 11,30 horas - Ensaiam à sexta-feira às 21,30 horas.

Coro da Missa das 18,30 horas de Domingo (Coro de Expressão Africana) - Ensaiam ao Domingo às 17,00 horas.

Para ajuda da distribuição da Comunhão, tanto nas Celebrações Eucarísticas como aos Doentes, há um grupo de Ministros Extraordinários da Comunhão.

Celebrações da Eucaristia

Terça a sexta-feira 18:30 Horas
Sábado 17:00 Horas
(vespertina nas Torres da bela Vista)
18:30 Horas
(vespertina)
Domingo 9:00 Horas
10:15 Horas
11:30 Horas
18:30 Horas

NOTAS:

Aos domingos, a celebração Eucarística das 9:00 horas é precedida da Oração de Laudes.

A Celebração Eucarística semanal é precedida da Oração de Vésperas.

Durante os meses de verão (Julho, Agosto e Setembro), não se celebra a Eucaristia das 10:15 horas nem a das 17:00 nas Torres da Bela Vista.

Baptismo

Crisma