Início Secretariado de Acção Pastoral Liturgia Sacramentos Baptismo

Baptismo

A - Preparação

1 - Pais e Padrinhos das Crianças

Os pais e padrinhos das crianças a baptizar terão uma conveniente preparação, que será feita no mês que antecede a data do Baptismo. Haverá dois momentos:

Acolhimento / Informação, feita por um dos padres da Paróquia, Frei Agostinho e Irmã Maria nos seus horários de acolhimento, durante os dias da semana;

Participação em dois encontros organizados pelo Centro de Preparação para o Baptismo.

O CPB destina-se aos pais e padrinhos das crianças que vão ser baptizados e surge como uma necessidade pastoral da Igreja e da nossa Paróquia em particular, na linha da catequese e da evangelização. A constatação do facto de que grande parte dos que se aproximam da Igreja para pedir o Baptismo para os seus filhos e daqueles que pretendem ser padrinhos, não têm consciência do que é ser baptizado e do que é ser Igreja. Constatando ainda que muitos destes se aproximam da igreja depois de muitos anos afastados e que não têm a noção da responsabilidade que vão assumir, é necessário uma preparação séria e cuidada no sentido de que os pais e padrinhos tomem consciência da responsabilidade que vão assumir, no sentido da missão, testemunho e educação cristã dos filhos e afilhados.

2 - Iniciação Cristã dos Adultos

Crianças em Idade de Catequese

As crianças que, "saídas da infância, alcançaram o uso da razão" (Código de Direito Canónico, cân. 852 1) e, por conseguinte, as crianças em idade de catequese (pelos 6 / 7 anos), requerem uma preparação específica, segundo o método catecumenal. Esta preparação, ou caminhada, não consiste apenas na instrução catequética, mas além disso, numa verdadeira iniciação à vida cristã, à oração, e às exigências da comunidade, e é marcada por certos ritos, que assinalam os vários graus da aludida caminhada. Quer isto dizer que essas crianças entrarão num processo de catequese idêntico ao das crianças que se preparam para a primeira comunhão (Cf. Vida Católica, ano I, 1986, Nº. especial pp.285ss).

Jovens e Adultos

"A iniciação dos catecúmenos faz-se à maneira de uma caminhada progressiva, dentro da comunidade dos fieis [...]. Nesta caminhada, alem de um tempo procura e amadurecimento", há vários degraus ou passos [...], que conduzem a tempo de procura e amadurecimento.

"O Catecumenato é um tempo prolongado, durante o qual os candidatos recebem uma formação cristã e se submetem a uma adequada disciplina [...]" (cf. Iniciação Cristã dos Adultos, nº. 4, 6, 7 e 19).

Neste sentido a Paróquia tem catequistas que formam e acompanham os catecúmenos jovens e adultos, de forma a que depois de um tempo adequado de preparação e caminhada recebam os Sacramentos de Iniciação na Vigília Pascal.

Padrinhos

A respeito dos Padrinhos, recordamos aqui o que se diz no cân. 874 do Código do Direito Canónico:

Para alguém assumir múnus de padrinho requer-se que:
Seja designado pelo próprio baptizando ou pelos pais ou por quem faz as vezes destes ou, na falta deles, pelo pároco ou ministro, e possua aptidão e intenção de desempenhar este múnus;
Tenha completado dezasseis anos de idade, a não ser que outra idade tenha sido determinada pelo Bispo diocesano, ou pároco ou ao ministro por justa causa pareça dever admitir-se excepção;
Seja católico, confirmado e já tenha recebido a Santíssima Eucaristia, e leve uma vida consentânea com a fé e o múnus que vai desempenhar (nãoter uma situação matrimonial irregular);
Não esteja abrangido por nenhuma pena canónica legitimamente aplicada ou declarada;
Não seja o pai ou a mãe do baptizando.

B - Celebração

A data própria da celebração do Baptismo é a noite da Vigília Pascal e o Domingo de Páscoa. Será especialmente destinada ao Baptismo de adultos, jovens e crianças em idade de Catequese.

Como o Domingo é também o Dia do Senhor, recordando a Ressurreição de Jesus, haverá celebração do Baptismo aos Domingos às 12,30 horas.

Baptismo

Crisma