Início Noticias

Já foi divulgado o logótipo da Jornada Mundial da Juventude em Portugal

O concurso foi lançado pelo Comité Organizador Local (COL) da Jornada Mundial da Juventude em outubro de 2019. O logótipo está presente nos materiais de toda a JMJ, sendo o elemento que marca a identidade visual deste acontecimento que junta os jovens de todo o mundo.
Das dezenas de propostas enviadas "dos cinco continentes", as 21 melhores foram selecionadas e avaliadas por profissionais da área do Marketing e Comunicação.
O vencedor, ou melhor dizendo, a vencedora, é uma portuguesa. Beatriz, de 24 anos, Diretora de Arte e Design "ainda em início de carreira, foi a escolhida.
O logo partiu da "Cruz", a ideia central. Cruz atravessada por um Caminho, "porque foi a forma mais visual de transmitir a passagem", explica Beatriz no vídeo de lançamento da imagem.
Na iniciativa on-line que apresentou o logotipo da próxima Jornada Mundial da Juventude, o Cardeal-Patriarca de Lisboa congratulou-se com a marca do encontro de jovens que vai decorrer em Lisboa, em 2023, e salientou que esta imagem “mostra ao mundo uma vontade de cumprir o que nos pediu o Papa Francisco”. “Em conversa com ele, perguntei-lhe o que esperava da Jornada Mundial da Juventude, em Portugal. Ele disse apenas uma palavra, mas disse muito devagarinho, soletrando-a: ‘evangelização’”. Por isso, “este logo é disso mesmo que fala. Fala de uma jovem, Maria, que, logo a seguir à Anunciação, vai levar esse Jesus que tinha concebido à sua prima Isabel. E vai apressadamente. E o Papa até repetiu: ‘apressadamente, mas não ansiosamente’. Ou seja, vai com muita vontade de comunicar à sua parenta – que, no fundo, nos representa a todos nós – aquele Jesus que ela transportava, mas sem ansiedade porque, no fundo, já tinha aquilo que ia transportando, que é o próprio Cristo. É isso que é a Evangelização e é isso que se espera de Lisboa”, definiu D. Manuel Clemente.

Na sessão de apresentação do logotipo da JMJ Lisboa 2023, o Cardeal-Patriarca apontou que, a cor verde, podendo simbolizar a “esperança”, e a cor vermelha, simbolizando “a alegria”, projeta a “esperança alegre que a evangelização transmite com todos estes jovens que aqui vêm e que depois partirão com uma experiência forte”. É uma experiência de evangelização “que, de certa maneira, os assemelha a Maria, no sentido em que lhes vai dar ainda mais Cristo do que já têm para depois levarem a todos”, salientou D. Manuel Clemente.