Início Noticias

Igreja prepara regresso «possível e gradual» às celebrações comunitárias

O Conselho Permanente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) reuniu-se hoje em videoconferência, preparando o regresso “possível e gradual” às celebrações comunitárias, após o final do estado de emergência no país. Em comunicado, o organismo dos bispos católicos adianta que “está a preparar orientações gerais, em diálogo com as autoridades governamentais e de saúde, para quando terminar esta terceira fase do estado de emergência, com a retomada possível e gradual das celebrações comunitárias da Eucaristia e outras manifestações cultuais”. O encontro desta tarde analisou a situação de emergência, face à pandemia de Covid-19, “procurando de modo livre e consciente os melhores caminhos para a realização da missão da Igreja”.

O Conselho Permanente da CEP manifesta a sua solidariedade “para com toda a população pela sua atitude de cuidada prevenção ao longo desta situação” e reconhece, em particular, a forma como os católicos “seguiram as normas e orientações da Santa Sé, da Conferência Episcopal e das Dioceses”.
Os bispos católicos recordam as vítimas desta epidemia e seus familiares, manifestando a sua solidariedade para com os doentes infetados e para com os que estão na “linha da frente” do combate à pandemia, como os profissionais de saúde, as forças de segurança e os que trabalham nos lares e outras instituições sociais.

No comunicado de hoje, a CEP “reconhece o papel de presença constante dos capelães hospitalares junto dos doentes, médicos, enfermeiros e demais auxiliares de saúde” e  anuncia que a Assembleia Plenária do organismo, inicialmente marcada para abril, vai decorrer, agora, de 15 a 17 de junho, em Fátima, tendo como ponto principal a eleição dos órgãos da CEP para o triénio 2020-2023.

Ecclesia