Início Noticias

Porquê casar pela Igreja? - (Pastoral da Família)

Fará sentido nos dias de hoje casar pela Igreja? Será uma tradição de antigamente, que aos olhos e à realidade do mundo de hoje, é desadequada e desatualizada? Um compromisso para a vida toda, não só na alegria, mas também na tristeza, não só na saúde, mas também na doença?

Hoje em dia aos olhos do mundo poderá parecer que não faz sentido casar pela igreja, que o arrependimento pode chegar a qualquer hora, que as vontades com o tempo podem mudar, e por isso mais vale não assumir um compromisso assim tão sério, ainda mais na Igreja, que parece que trás uma solenidade maior.

A verdade é que para nós casar pela Igreja continua a fazer todo o sentido. E porquê?

Porque trás Jesus à história do casal. E como é tão mais rico que convidemos e vivamos com Jesus esta história. Uma história que não começa no dia do casamento, mas que já começou no namoro. E por isso convidamo-Lo para que continue a fazer parte, todos os dias da vida em casal, para um futuro novo que começa ali. É Jesus a força que nos impele sempre a sermos mais e melhor para o outro.

Casar pela Igreja é olhar também para o matrimónio como vocação, que nos leva a celebrar um sacramento. Sacramento que através do casal se torna sinal do amor de Deus no mundo e para o mundo. Que mostra o amor maior que há, que leva cada um dos membros do casal a desejar e a trabalhar para o bem maior do outro. É viver o matrimónio e tudo o que ele trará como um chamamento de Deus, que nos convoca à missão de amar e ser amado e de amar como Ele ama, sem reservas, com gratuidade total. Casar pela Igreja é acreditar que o Matrimónio é uma aliança e não apenas um contrato que nos une, mas uma aliança que se celebra e que todos os dias é renovada

Ao mantermos o propósito de percorrermos este caminho lado a lado com Jesus, ficamos comprometidos, a aliança torna-se mais forte e conscientes que mesmo que venham as tempestades, os obstáculos, os medos e as dúvidas, a promessa de amor não esmorece ou diminui, pelo contrário aumenta, fortalece-se, reinventa-se e dá frutos.

Ao aceitarmos fazer este caminho, de casar pela Igreja, somos chamados constantemente a darmos um testemunho fiel do sacramento que celebrámos, do vínculo que estabelecemos com Jesus e com o nosso cônjuge, respondendo na vida e com a vida como esposos muito amados por Deus.

Ainda que nos momentos alegres e de saúde, se torne mais fácil, são esses que nos permitem absorver a capacidade que nos irá suportar nos momentos mais tristes e de doença.

Sempre que nos mantivermos firmes no nosso propósito do amor incondicional que recebemos de Deus, entregamo-nos e damo-nos por completo ao outro, na esperança e na construção de um projeto de amor que cresce e se concretiza no “sim” afirmado no dia do matrimónio.

Casar pela Igreja mais que um desejo de viver uma vida em comum, é acreditar que Deus nos chama, através do Matrimónio, e se faz presente através d´Ele. E isso é uma grande responsabilidade, mas também é uma grande maravilha, pois interpela-nos a sermos mais um para o outro, mas também para o mundo. Nas realidades onde estamos a cada dia.