Início Noticias

Papa nomeia D. Nuno Brás como novo Bispo do Funchal

O Papa Francisco nomeou, hoje (12 de Janeiro de 2019), D. Nuno Brás como novo Bispo do Funchal. A tomada de posse do antigo Bispo Auxiliar de Lisboa vai acontecer no dia 17 de fevereiro, Domingo, na Sé do Funchal, na ilha da Madeira.

A Sala de Imprensa da Santa Sé anunciou este sábado, dia 12 de janeiro, a nomeação de D. Nuno Brás, de 55 anos, para novo Bispo do Funchal, sucedendo, assim, a D. António Carrilho, que se encontrava naquela diocese desde 7 de março de 2007.

D. Nuno Brás da Silva Martins era até hoje Bispo Auxiliar de Lisboa, nomeação que recebeu do então Papa Bento XVI, a 10 de outubro de 2011, tendo decorrido a ordenação episcopal a 20 de novembro do mesmo ano. Natural do Vimeiro, no concelho da Lourinhã, Diocese de Lisboa, D. Nuno Brás nasceu no dia 12 de maio de 1963, frequentou os Seminários Maiores do Patriarcado de Lisboa (Almada e Olivais), entre os anos 1980 e 1987, tendo sido ordenado sacerdote pelo Cardeal-Patriarca D. António Ribeiro, a 4 de julho de 1987.

Foi vigário paroquial na Paróquia de Nossa Senhora dos Anjos, em Lisboa, redator, editor e diretor do Jornal Voz da Verdade, reitor do Pontifício Colégio Português, em Roma, formador e depois reitor no Seminário dos Olivais. Integra a Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais, da Igreja Católica em Portugal, e mais recentemente, a 13 de julho de 2016, foi nomeado membro da Secretaria para a Comunicação da Santa Sé. Desde março do ano passado que D. Nuno Brás coordena a secção das Comunicações Sociais da Comissão para Evangelização e Cultura, organismo do Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE).

Leia a mensagem do Cardeal-Patriarca de Lisboa

Leia a mensagem de D. Nuno Brás à Diocese do Funchal