Início Noticias

XXXIV Jornada Mundial da Juventude

A Jornada Mundial da Juventude (também conhecido como JMJ ou originalmente em italiano (Giornata Mondiale della gioventù ou GMG) é um evento religioso instituído pelo Papa João Paulo II em 20 de Dezembro de 1985, que reúne milhões de católicos de todo o mundo, sobretudo jovens. Com duração de cerca de uma semana, promove eventos da Igreja Católica para os jovens e com os jovens.

Reúne milhares de jovens para celebrar e aprender sobre a fé católica, para conhecer melhor a doutrina católica e para construir pontes de amizade e esperança entre continentes, povos e culturas, além de compartilhar entre si a vivência da espiritualidade.

Inspirado por grandes encontros de jovens do mundo em eventos especiais ocorridos no Domingo de Ramos em Roma, dos anos de 1984 e 1985, o Papa João Paulo II estabeleceu a Jornada Mundial da Juventude como um evento anual (que passou depois a ser com intervalos de dois ou três anos) com o objetivo de alcançar novas gerações de católicos, propagando assim os ensinamentos da Igreja.

O evento é realizado numa cidade escolhida pelo Papa. Nos anos intermediários, as Jornadas são vividas localmente, no Domingo de Ramos, pelas dioceses ao redor do mundo. Para cada Jornada, o Papa sugere um tema, retirado de um versículo bíblico. Assim, cada Jornada possui um hino baseado no tema, patronos, intercessores e um logo tipo. Durante a JMJ, acontecem eventos como eucaristias, catequeses, adorações, momentos de oração, palestras, partilhas e shows, tudo em diversas línguas.

Na edição de 1995, em Manila, Filipinas o evento reuniu cerca de 4 milhões de pessoas, uma das maiores concentrações de católicos da história. A JMJ de 2013, realizada no Rio de Janeiro, Brasil , reuniu cerca de 3,7 milhões de jovens, sendo a segunda maior concentração de jovens da história deste evento.

Apesar de ser organizada pela Igreja Católica, a JMJ é um convite a todos os jovens do mundo.

A Jornada Mundial da Juventude, será realizada pela primeira vez na América Central, entre os dias 22 e 27 de Janeiro de 2019.

Ao Papa Francisco vai visitar o Panamá, de 23 a 27 de Janeiro de 2019, para presidir à edição internacional da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), anunciou hoje o Vaticano.

O hino do evento recebeu o nome Hágase en mí, según tu palabra (em português: Faça-se em Mim Segundo a Tua Palavra), e foi lançado pelo arcebispo da Cidade do Panamá, Dom José Domingo Ulloa Mendieta, no dia 3 de julho de 2017, na capital panamenha.

“Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra” é o tema que o Papa Francisco escolheu para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) do Panamá em 2019.

O Vaticano anunciou que o Papa escolheu os temas “para o itinerário de três anos das Jornadas Mundiais da Juventude, que culminará com a celebração internacional do evento, programada para o Panamá, em 2019”.

“O caminho espiritual indicado pelo Santo Padre prossegue com coerência a reflexão das últimas três JMJs (2014 a 2016), centradas nas Bem Aventuranças”, explica o Vaticano.

“No discurso preparado para o encontro com os voluntários da JMJ de Cracóvia, Papa Francisco ilustrava as atitudes da Mãe de Jesus, indicando-a como modelo a imitar. Falando depois espontaneamente, o Santo Padre convidou os jovens a ter memória do passado, ter coragem no presente e ter/ser esperança para o futuro”.

Por isso, os três temas anunciados “buscam dar ao itinerário espiritual das próximas jornadas uma forte conotação mariana, retomando, ao mesmo tempo, a imagem de uma juventude em caminho entre o passado (2017), o presente (2018) e o futuro (2019), animada pelas três virtudes teologais: fé, caridade e esperança”.

Segundo a Santa Sé, “o caminho proposto aos jovens também está em sintonia com o tema escolhido pelo Papa para o próximo Sínodo dos Bispos: ‘os jovens, a fé e o discernimento vocacional’”.