Instituições do Patriarcado de Lisboa criam “Federação Solicitude”

A nova entidade tem como objetivo “a defesa dos valores e interesses” dos Centros Sociais e Paroquiais e de outras instituições de ação Sócio-Caritativa, Formação, Ensino e Saúde. Atualmente, a federação conta com 93 instituições aderentes.

Os primeiros órgãos sociais da “Federação Solicitude” foram aprovados no passado dia 24 de novembro, no Turcifal, na Assembleia Geral Eleitoral. O recém-eleito presidente da Direção, José António Parente, afirmou que “com a criação desta Federação não se pretende ser oposição nem sequer ser concorrente com as demais entidades similares já existentes, mas sim o que preveem os Estatutos, isto é, ter por fim a defesa dos valores e interesses dos seus associados, nomeadamente a defesa e promoção da autonomia e liberdade de atuação das instituições, o aprofundamento da sua natureza, identidade e exercício da missão em conformidade com os valores do Evangelho, a entreajuda da realização dos seus fins, e ainda ser um instrumento válido de cooperação institucional e de relacionamento com as instituições públicas”.
Presente no encontro, o Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, afirmou que a criação da “Federação Solicitude” corresponde, “em pleno”, aos desafios da Constituição Sinodal de Lisboa, assinalando o respetivo ponto 56: “No atual contexto, sente-se a necessidade de fomentar uma maior cooperação entre as instituições, potenciando, quando possível, a sua proximidade geográfica. Assim, criar-se-á uma rede mais capaz de responder aos desafios que se colocam no diálogo com as entidades públicas e civis e de estimular a coerência de princípios de gestãoe de formação técnica especializada”.
O decreto de criação da “Federação Solicitude” foi promulgado no dia 6 de julho de 2017 pelo Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, assim como a aprovação dos respetivos estatutos.

Órgãos sociais eleitos no dia 24 de novembro de 2017

Mandatário: Cón. Alfredo Manuel Cerca – Centro Social Paroquial da Silveira

ASSEMBLEIA GERAL
Presidente: Cón. Francisco Pereira Crespo – Centro Social Paroquial de São Vicente de Paulo – Serafina; Secretário: Antero José Varino Santana Marques – Centro Social Paroquial de São Vicente de Paulo – Serafina; Vogal: Maria Madalena Lopes Mendes de Vasconcelos – Movimento ao Serviço da Vida