Conselho Pastoral Diocesano refletiu sobre o próximo ano pastoral

O Conselho Pastoral Diocesano refletiu sobre a sugestão temática para o próximo ano pastoral e apresentou algumas propostas, onde se destaca a família como “lugar importante e fundamental da Palavra de Deus”.

Reunido no passado sábado, 3 de junho, no Seminário dos Olivais, o Conselho Pastoral Diocesano refletiu sobre o tema para o próximo ano pastoral 2017-2018 que será dedicado à Palavra de Deus. A partir da reflexão, em grupos, sobre o nº 38 da Constituição Sinodal de Lisboa (‘Fazer da Palavra de Deus o lugar onde nasce a fé’), os membros do conselho apresentaram algumas preocupações e sugestões para se concretizar a vivência da Palavra de Deus no dia-a-dia. Procurar dar à Palavra de Deus um lugar “importante e fundamental” na família e fazer chegá-la aos jovens foram alguns dos temas abordados pelos conselheiros. Também o diálogo com a cultura foi apontado como um importante meio para fazer chegar a Palavra a todos.Na sua intervenção, durante esta reunião do Conselho Pastoral Diocesano, o Cardeal-Patriarca de Lisboa sublinhou a importância do “encontro” com Cristo como marca da vida cristã. “O acontecimento é muito mais do que a palavra, no sentido material do termo. Não somos a religião do livro, somos a religião do verbo encarnado”, referiu D. Manuel Clemente, apelando à celebração, em comunidade, da Palavra, através da liturgia, e de grupos de partilha. “São essenciais para percebermos o que nos é oferecido”, apontou.
Como “suporte” da reflexão diocesana para o próximo ano pastoral, o Cardeal-Patriarca apontou a Exortação Apostólica ‘Verbum Domini’, do Papa Bento XVI, que resultou do Sínodo dos Bispos de 2008, sobre a Palavra de Deus.

Replicar a sinodalidade
Na sua intervenção neste órgão diocesano, formado por fiéis leigos, religiosos, diáconos e sacerdotes, representantes de toda a diocese, o Cardeal-Patriarca de Lisboa sublinhou que as iniciativas pastorais e programáticas “não podem viver exclusivamente da relação centro-periferia”, devido à dimensão geográfica da diocese e também ao grande número populacional. Por isso, torna-se “fundamental e prioritário” a “revitalização” dos conselhos pastorais paroquiais e replicação, nas comunidades paroquiais, do que se vai fazendo em órgãos sinodais diocesanos.

Conselho Pastoral Diocesano
O Conselho Pastoral Diocesano reúne duas vezes por cada ano pastoral e “tem por finalidade ajudar o Patriarca de Lisboa na decisão e desenvolvimento da ação pastoral investigando e examinando o que respeita às atividades pastorais da Diocese e propondo resoluções de natureza prática, de tal maneira que se promova a conformidade da vida e ação do Povo de Deus com o Evangelho”, lê-se na apresentação do órgão, no site do Patriarcado de Lisboa.