Publicação da revista “Família Carmelita – Março / Junho de 2017

O número de Março-Junho da revista “Família Carmelita”, da Ordem do Carmo em Portugal, que acaba de sair e que em breve chegará às mãos dos nossos Amigos e Leitores, reflecte alguns acontecimentos que estão (ou vão) a marcar a nossa vida e a Igreja portuguesa, nomeadamente dois eventos: a realização, muito em breve (18-20 de Abril próximo), do Capítulo trienal electivo da Ordem do Carmo em Portugal e a celebração do I Centenário das Aparições de Fátima (1916/17 – 2016/17).

Quanto ao primeiro acontecimento da vida interna da Família Carmelita, o tema que vai estruturar todos os trabalhos e concentrar as atenções e criatividade dos participantes no Capítulo, relaciona-se com as vocações. Portugal não escapa à realidade do que se passa na Europa: diminuição acentuada e envelhecimento das vocações das nossas comunidades.

O outro acontecimento que se alarga para além das fronteiras da Família Carmelita refere-se à celebração do I Centenário das Aparições de Fátima. Os dois ramos do Carmelo português sentindo que não podem deixar passar em branco a celebração deste I Centenário marcaram para 15-17 de Setembro do corrente ano um Congresso Internacional Mariano.

A revista “Família Carmelita” apresenta também vários temas que têm relação, de forma directa e/ou indirecta, com os tempos litúrgico da Quaresma e da Páscoa. Não podemos omitir a referência ao retorno à vida do Comissariado português do Bispo Emérito Carmelita da Diocese de Beja, D. António Vitalino, bem como o falecimento de Augusto Castro, antigo Presidente da Associação dos Antigos Alunos Carmelitas (AAAC) durante muitos anos e que a todos marcou. Chamamos também a atenção para o belo e profundo artigo do Pe. José Tolentino Mendonça, “Novas bem-aventuranças para a família”.

O que vai encontrar em “Família Carmelita” é o que nós lhe queremos oferecer. Muito obrigado!

Fr. Manuel Castro, O. Carm.