Lisboa: «YOUCATday» reúne mais de 2000 jovens nas ruas da baixa da cidade

Lisboa, 21 nov 2016 (Ecclesia) – O setor da catequese do Patriarcado de Lisboa promoveu um encontro para adolescentes e jovens que frequentam a catequese entre o 7º e o 10º ano, reunindo mais 2000 participantes em atividades sobre a Doutrina Social da Igreja (DSI).

Para o diretor do setor da catequese do Patriarcado de Lisboa, o encontro foi uma demonstração que os jovens “querem seguir o sonho do Papa” e “transformar o mundo, na descoberta de formas de agir na vida e na sociedade”.

O encontro diocesano de adolescentes e jovens que frequentam os últimos três anos da catequese, denominado ‘YOUCATday’, decorreu este sábado nas ruas da baixa da cidade de Lisboa e teve por objetivo sugerir aos participantes os conteúdos do ‘DOCAT’, o compêndio de temas da DSI na metodologia do ‘Youcat’, que apresenta conteúdos essenciais do catolicismo em perguntas e respostas.

“São temas muito específicos, exigem abordagens diversas e procuramos fazê-lo a partir de catequeses adaptadas à realidade dos jovens hoje, da sua vida e da sua existência”, disse à Agência ECCLESIA o padre Tiago Neto.

Para o responsável do setor da catequese da Diocese de Lisboa, o ‘YOUCATday’ permitiu uma “abordagem nova” em torno de 10 catequeses, nas diferentes igrejas da Baixa de Lisboa e sobre temas como o trabalho, a economia, a política, o respeito pelo ambiente, a família, e perto de 50 workshops relacionados com a concretização de aspetos da DSI, como a limpeza urbana ou o voluntariado em lojas sociais.

“Uma abordagem nova que nos permite lançar os caminhos da missão, quando estamos a viver o nosso sínodo diocesano”, lembrou o padre Tiago Neto.

Catarina Silva, da paróquia da Parede, disse à Agência Ecclesia que a participação no ‘YOUCATday’ é uma forma de adolescentes e jovens mostrarem que “a religiosidade existe” e que é necessário acreditar na possibilidade de ser “verdadeiros cristãos” nos diferentes setores da sociedade.

O ‘YOUCATday’ foi promovido pelo setor da catequese do Patriarcado de Lisboa em parceria com a Paulus Editora que reuniu, com os mais de 2000 adolescentes e jovens do 7º ao 10º ano da catequese, 500 catequistas.

SN/PR