Paróquia de Santo António dos Cavaleiros
Paróquia de Santo António dos Cavaleiros
Areas do Site
Home > Noticias



Comemoração dos 300 anos da qualificação Patriarcal (Clique na imagem)

Os 300 anos da qualificação Patriarcal da Diocese de Lisboa são uma data “inédita” e com “bastante significado” para a diocese, segundo o Cardeal-Patriarca. Congressos, encontros, manifestações musicais, exposições e publicações, além do Sínodo Diocesano, vão marcar o ano pastoral.

A comemoração dos 300 anos da qualificação Patriarcal da Diocese de Lisboa vai marcar o primeiro semestre do ano pastoral 2016/2017. “Aproxima-se uma data que tem bastante significado na vida desta porção da Igreja, aqui em torno de Lisboa, que é o dia 7 de novembro de 1716. Foi nessa altura que o Papa Clemente XI deu o título de Patriarcal à Capela Real. Essa qualificação depois estendeu-se ao conjunto da diocese, que a partir de 1740 se chama, toda ela, Patriarcado. É um caso só repartido com Veneza no conjunto das dioceses latinas”, começou por lembrar o Cardeal-Patriarca, D. Manuel Clemente, na conferência de imprensa de apresentação das várias celebrações, eventos e iniciativas que vão assinalar a efeméride.
No Mosteiro de São Vicente de Fora, no passado dia 20 de setembro, D. Manuel Clemente observou que o Patriarcado vai realizar as comemorações dos 300 anos da qualificação Patriarcal porque “é algo inédito”. “Esta data evoca uma série de realidades que, no sentido cultural do termo, extravasa a realidade da Diocese de Lisboa”, frisou.

Iniciativas históricas e pastorais
Do programa das comemorações dos 300 anos do Patriarcado, o Cardeal-Patriarca salientou a “parte histórica de memória, que começa por ser documental”. “Os historiadores têm-nos pedido há muito tempo e vamos publicar as mais importantes Cartas Pastorais dos Patriarcas. É uma publicação, a vários títulos, interessante sobre a relação da Igreja e a sociedade portuguesa nos últimos três séculos”, classificou. D. Manuel Clemente destacou ainda a “coleção de biografias de todos os Bispos de Lisboa até ao Patriarcado” – “o mais antigo Bispo de Lisboa que conhecemos é do século IV, Potâmio de Lisboa, até D. João de Sousa, o último Bispo anterior ao Patriarcado” –, feita por “professores, académicos e universitários, que vai ser uma contribuição notável”.
Do ponto de vista cultural, sublinhou as “duas manifestações musicais”. “Teremos, num espaço de referência de Lisboa, um ou dois concertos com música dos compositores da patriarcal, portanto barroca e clássica dos séculos XVIII e XIX. Mas também teremos um Musical, de grande projeção, no Tivoli, que andará à volta da temática da Igreja de Lisboa”, revelou o Cardeal-Patriarca, salientando igualmente as “realizações mais pastorais”, como o 1º Encontro dos Núcleos de Estudantes Católicos de Lisboa e o Congresso das Associações dos Profissionais Católicos.

Consequência
O Sínodo Diocesano será, segundo D. Manuel Clemente, o evento no âmbito das comemorações dos 300 anos do Patriarcado que “terá, certamente, mais consequência na vida da diocese”. Aos jornalistas, o Cardeal-Patriarca lembrou a caminhada sinodal, que teve início em 2014, com o lema ‘O sonho missionário de chegar a todos’, que registou “uma significativa adesão das diferentes realidades diocesanas” que trabalharam e ensaiaram propostas, com base na leitura e reflexão da Exortação Apostólica ‘Evangelii Gaudium’ (‘Alegria do Evangelho’), do Papa Francisco. Os milhares de contribuições serviram de base à elaboração do Documento de Trabalho da Assembleia Sinodal, que vai reunir entre 30 de novembro e 4 de dezembro. O secretário do Sínodo Diocesano, padre Rui Pedro Carvalho, revelou que a Assembleia Sinodal vai contar com 137 membros convocados, “representando todos os fiéis da diocese”, a acrescer dois convidados. Este sacerdote pediu “orações” aos católicos e anunciou que “o acompanhamento da Assembleia Sinodal pode ser feito através de uma publicação diária, de um curto resumo de trabalho, no site do Patriarcado”.
D. Manuel Clemente lembrou que “o Sínodo Diocesano é um organismo que está previsto no Código de Direito Canónico” – “que antigamente tinha muito relevo, em que cada Bispo chamava à Sé os clérigos mais responsabilizados e os abades para lhes dar as indicações vindas do Papa” –, sublinhando que “o último Sínodo Diocesano em Lisboa, no contexto de aplicação das disposições do Concílio de Trento, se realizou em 1640”. Há 376 anos, portanto. “Os frutos deste Sínodo vão ser dois: o movimento sinodal que originou e, por outro lado, o sentido missionário, recuperando a velha legitimação do Patriarcado que agora tem de ter”, previu o Cardeal-Patriarca de Lisboa.

SÍNTESE DOS EVENTOS
Saiba aqui quais vão ser as comemorações inseridas no tricentenário da qualificação Patriarcal da Diocese de Lisboa

1º ENCONTRO DOS NÚCLEOS DE ESTUDANTES CATÓLICOS DE LISBOA
15 outubro 2016, 16h00
Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa
O ‘NECTalks’, primeiro encontro dos Núcleos de Estudantes Católicos de Lisboa, terá como objetivo juntar todos os jovens universitários para responderem a uma pergunta: de que forma viver a fé na vida académica e, futuramente, profissional? Vários convidados, de diferentes áreas profissionais, irão através da sua experiência procurar responder à questão, lançando aos universitários desafios concretos para o momento presente. ‘Transformados em Cristo transformaremos o Mundo’ foi o tema escolhido pelos Núcleos Católicos de Lisboa para ser o seu lema e para lema do presente ano académico 2016-2017.

CONGRESSO DAS ASSOCIAÇÕES DE PROFISSIONAIS CATÓLICOS
5 novembro 2016, das 9h30 às 19h00
Universidade Católica Portuguesa, Lisboa
Juntaram-se várias associações de profissionais católicos que partilham a mesma inquietação: «Que tipo de mundo queremos deixar a quem vai suceder-nos, às crianças que estão a crescer?» (Laudato Si, 160). Serão escutadas as perspetivas dos vários grupos profissionais, divididos em três painéis: ‘Vida’, ‘Trabalho’ e ‘Relação’, ou seja, as áreas onde são mais visíveis as marcas da passagem humana pela terra. Nestes temas está incluída a preocupação pelo sentido da vida, a preocupação pela cultura que foi herdada por todos e cujo seu legado será deixado, e a preocupação com a missão de contribuir para uma humanidade madura e completa, onde o possa ser evidente o rosto de Deus.Este é um encontro aberto aos membros das associações profissionais católicas e a todos os que se sintam interpeladas pelos temas abordados, e que tem como tema ‘Cuidar da casa comum’.


MUSICAL ‘PARTIMOS. VAMOS. SOMOS. O MUSICAL DOS 300 ANOS DO PATRIARCADO DE LISBOA’
18 a 20 novembro 2016, em horas a divulgar
Teatro Tivoli BBVA, Lisboa
A história da cidade e das figuras que, a partir de Lisboa, saíram para evangelizar e levar a Fé até aos confins do mundo serão representadas por jovens provenientes de toda a Diocese de Lisboa – uma novidade que pretende alargar a todos a oportunidade de participar neste evento comemorativo. O Teatro Tivoli BBVA será o palco deste musical, destinado a todos os que quiserem viver a “Alegria do Evangelho” e tornar real o “sonho missionário de chegar a todos”, que Lisboa sempre assumiu como seu. Um musical com encenação de Matilde Trocado (Wojtyla, Godspell, Eusébio e Calcutá) e texto do padre Hugo Gonçalves.


CONCERTO MUSICAL
24 e 25 novembro 2016
Teatro Nacional de São Carlos, lisboa
Informação a divulgar brevemente.


ASSEMBLEIA SINODAL – SÍNODO DIOCESANO 2016
30 novembro a 4 dezembro 2016
Casa Diocesana de Espiritualidade, Turcifal
A Assembleia Sinodal – última etapa do Sínodo Diocesano – vai reunir entre 30 novembro e 4 de dezembro de 2016 e procurar responder ao “que significa continuar hoje a missão” da Igreja de Lisboa. Durante a caminhada sinodal, que teve início em 2014, registou-se a contribuição de mais de 1.000 grupos e 20.000 pessoas. Após as contribuições foi elaborado o Documento de Trabalho que servirá agora de base aos 137 convocados, entre clero, religiosos e leigos, para a Assembleia Sinodal.
Outras datas:
- 27 de novembro: Celebração de abertura do Sínodo Diocesano, às 16h00, na Sé
- 8 de dezembro: Celebração de encerramento do Sínodo Diocesano, às 15h30, na igreja do Mosteiro dos Jerónimos


LIVRO ‘BISPOS E ARCEBISPOS DE LISBOA’ E COLÓQUIO INTERNACIONAL
20 janeiro 2017
Locais e horas a definir
O livro ‘Bispos e Arcebispos de Lisboa’ trata-se de uma obra coletiva que reúne as biografias de todos os prelados lisbonenses, até à criação do Patriarcado de Lisboa no século XVIII. A publicação alia o rigor historiográfico ao cuidado na linguagem e no grafismo, em ordem a torná-la acessível ao grande público. A par da investigação histórica, o projeto concede particular relevo à componente iconográfica (da tumulária à sigilografia, da heráldica aos retratos), numa desejada complementaridade entre texto escrito e imagem. Esta publicação é promovida pelo Patriarcado de Lisboa e pelo Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa e o lançamento vai decorrer no dia 20 de janeiro, nas vésperas da comemoração litúrgica de São Vicente – padroeiro do Patriarcado, como culminar de um colóquio internacional dedicado ao tema, a realizar, durante esse dia, nas instalações da Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa. Após o lançamento, haverá ainda um concerto, desenvolvido a partir de diversas peças musicais da liturgia vicentina medieval.


EXPOSIÇÃO SOBRE OS TRÊS SÉCULOS DO PATRIARCADO
Data a anunciar
Museu - Mosteiro de São Vicente de Fora, Lisboa
Por ocasião do III centenário da qualificação Patriarcal da Igreja de Lisboa, o núcleo museológico atual do Mosteiro de São Vicente de Fora, dedicado à Igreja Lisbonense e aos Patriarcas, será alvo de uma remodelação que recorre às novas linguagens gráficas e aos recursos tecnológicos. Distribuído pelas várias salas do Museu, a exposição dará a conhecer a pré-história do Patriarcado de Lisboa, os lugares do Patriarca ao longo da história, o perfil e a memória dos prelados lisbonenses, elementos referentes à liturgia patriarcal e um núcleo de arte sacra. Esta remodelação apresentará ainda um núcleo sobre a vida cristã no Patriarcado de Lisboa, com a evocação de alguns dos seus testemunhos de santidade. Ainda sem data de abertura, prevê-se que durante o tempo das comemorações esteja disponível para ser visitada por grupos das catequeses paroquiais, de escolas, diocesanos e turistas.

PUBLICAÇÃO DAS CARTAS PASTORAIS DOS PATRIARCAS DE LISBOA
Data e local a anunciar
Fruto do labor pastoral dos prelados lisbonenses, a obra apresenta a edição das cartas pastorais desde a qualificação patriarcal da diocese (1716). Agrupa 240 textos cronologicamente ordenados e organizados pelos produtores. Um capítulo final reúne ainda textos produzidos pelo cabido, vigários capitulares e patriarcas eleitos.Destinada aos agentes de pastoral, fiéis em geral e à comunidade académica, pretende ser um referencial na identificação das grandes problemáticas da história da igreja lisbonense nestes 300 anos. Possibilita uma leitura diacrónica das grandes temáticas ligadas à transmissão da fé e ao múnus pastoral do Bispo.

 


 

 
  Recuar
Copyright 2007 Paróquia de Santo António dos Cavaleiros | Politica de Privacidade.