Vida Consagrada - Carmelitas reunidos em Fátima para encontro mundial

Fátima, 19 Set 2016 (Ecclesia) – O encontro mundial dos superiores da Ordem do Carmo decorre a partir de hoje em Fátima, na Casa São Nuno, durante duas semanas, com a presença do cardeal filipino, Luis Antonio Gokim Tagle, para refletir sobre a temática da misericórdia.

De seis em seis anos, a Ordem do Carmo realiza o seu capítulo geral, aconteceu em 2014, e sensivelmente a meio desse mandato realiza-se o encontro dos superiores com para analisarem as “várias etapas do programa” e falarem como “a ternura de Deus se reflete na missão dos carmelitas, disse à Agência ECCLESIA o padre Ricardo Rainho, comissário geral da Ordem do Carmo em Portugal.

O encontro conta com a presença de cinco dezenas de frades dos vários continentes e vão centrar-se nas obras de misericórdia, “mais com as obras do que com as palavras”, frisou o responsável português.

A escolha de Fátima para este encontro deve-se também pela “proximidade do centenário das aparições” na Cova da Iria e os participantes podem “escutar as palavras do cardeal Tagle que vai falar sobre a ternura e a misericórdia de Deus”, sublinhou o padre Ricardo Rainho.

Implantados nos vários continentes, os frades carmelitas apostam nas “periferias e em locais onde reina a pobreza” como pede o Papa Francisco.

A nível vocacional, a Ordem do Carmo tem “poucas vocações” e para este triénio vai colocar “mais empenho neste trabalho pastoral”, refere.

Natural de Fátima, o padre Ricardo Rainho revela que o “acolhimento e a hospitalidade” sempre estiveram no centro das preocupações da Casa de São Nuno que pertence à Ordem do Carmo.

LFS