Sínodo dos Bispos envia mensagem às famílias atingidas pela guerra

Os participantes na assembleia extraordinária do Sínodo dos Bispos que decorre no Vaticano enviaram hoje uma mensagem às famílias atingidas pelos conflitos militares.

“Em particular, elevamos ao Senhor a nossa súplica pelas famílias iraquianas e sírias, obrigadas - por causa da fé cristã que professam ou pela pertença a outras comunidades étnicas ou religiosas - a abandonar tudo e a fugir rumo a um futuro privado de qualquer certeza”, assinala o documento publicado pela sala de imprensa da Santa Sé.

Os 253 participantes unem-se ao Papa para mostrar “profunda proximidade” a todas as famílias que “sofrem por causa dos numerosos conflitos em curso”.

“Convidamos todas as pessoas de boa vontade a oferecer a necessária assistência e ajuda às vítimas inocentes da barbárie em curso, pedindo ao mesmo tempo à comunidade internacional que se empenhe para restabelecer a convivência pacífica no Iraque, na Síria e em todo o Médio Oriente”, pode ler-se.

O texto cita Francisco para sublinhar que “ninguém pode usar o nome de Deus para cometer violências” e que “matar em nome de Deus é um grande sacrilégio”.

A mensagem do Sínodo agradece a solidariedade das organizações internacionais e dos países que estão a ajudar as vítimas das guerras, evocando as “famílias dilaceradas e sofredoras” em todo o mundo, que “sofrem violências persistentes”.

“Queremos assegurar-lhes a nossa constante oração para que o Senhor misericordioso converta os corações e dê paz e estabilidade a quantos sofrem agora a provação”, acrescentam os participantes.

O texto conclui-se com uma oração à Sagrada Família de Nazaré, para que faça de todas as famílias uma “fonte de esperança para o mundo inteiro”.