Papa nomeou Bispo Coadjutor de Beja

O Papa Francisco nomeou na sexta-feira passada, dia 10 de outubro, D. José João dos Santos Marcos Bispo Coadjutor de Beja, com direito de sucessão do atual Bispo, D. António Vitalino Dantas.

Nota biográfica
José João dos Santos Marcos, mais conhecido por Padre João Marcos, nasceu em Monteperobolso, concelho de Almeida, em 1949, filho de António João Marcos e de Isabel Maria dos Santos e tem cinco irmãs. Frequentou os seminários do Patriarcado de Lisboa, nomeadamente Santarém, Almada e Olivais. Fez a sua formação pastoral na Paróquia de Nossa Senhora dos Anjos e foi ordenado presbítero pelo Cardeal-Patriarca D. António Ribeiro, na Sé de Lisboa, em 23 de Junho de 1974. Em 2004, foi nomeado Cónego da Sé Patriarcal, pelo então Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. José Policarpo.

Integrou com mais três colegas (Padre Joaquim Batalha, Padre Joaquim Martins e Padre Teodoro de Sousa) a Equipa Sacerdotal da Merceana (1975-1985). Fez várias experiências de itinerância como membro do Caminho Neocatecumenal, nomeadamente em Évora (1981-1983), em Dublin (Irlanda – 1984) e em Porto Velho, Manaus e Belém do Pará (Brasil – 1985). Foi pároco de Milharado e Vila Franca do Rosário (1985-1994) e de Camarate e Apelação (1994-2002).

Formado em Pintura pela Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, D. João Marcos realizou obras para várias capelas e igrejas, procurando apresentar a tradição iconográfica cristã em expressões próprias das técnicas e vivências do nosso tempo. Destacam-se os trabalhos na igreja do Seminário de Penafirme e nas igrejas da Benedita, Alfornelos e Brandoa.

É atualmente Diretor Espiritual no Seminário dos Olivais (desde 1995) e no Seminário Redemptoris Mater de Lisboa (desde 2000). Tem lecionado as cadeiras de ‘Arte e Cultura cristãs’ no Ano Propedêutico (Seminário de Caparide) e ‘Estética e Expressão da Fé’ e ‘Iniciação Cristã dos Adultos’ no Ano Pastoral (Seminário dos Olivais).