CARDEAL-PATRIARCA CONVIDOU O NOVO PAPA A VISITAR PORTUGAL

O patriarca de Lisboa convidou o novo Papa Francisco a visitar Portugal, depois da eleição do cardeal Jorge Mario Bergoglio, o primeiro latino-americano a liderar a Igreja Católica. “Logo após o cumprimento final, disse-lhe que nós gostaríamos muito de o receber em Portugal”, referiu hoje D. José Policarpo E confessou que o novo Papa não lhe deu qualquer resposta “nem a podia dar”.

Comentando à comunicação social a eleição do cardeal argentino, D. José Policarpo disse que estão criadas “algumas condicionantes” para que a Igreja viva em “simplicidade”, sem depender da sua estrutura. “Que a Igreja crie essa simplicidade, na organização e estrutura” sem lhes dar “o primado da qualidade da vida da Igreja”, apelou o Cardeal-Patriarca.

Para o Patriarca de Lisboa foi “particularmente significativo” que o nome escolhido evoque São Francisco de Assis (c. 1181-1226) e que essa é uma forma de dizer como o novo Papa “compreende a missão que lhe foi entregue”. “Nunca ninguém se lembrou de se chamar Francisco”, recordou. Afirmou ainda que o cardeal argentino é “conhecido pela simplicidade com que está junto dos pobres”.