SENTIDO DA VISITA PASTORAL

Com o desejo de acompanhar de perto as comunidades que vão caminhando na fé, o nosso Bispo prepara-se para nos visitar. Esta visita é um propósito e uma necessidade que se coloca a cada Bispo. Podemos ver que a realidade do princípio da Igreja era esta mesma, a multidão dos crentes estava próxima dos Apóstolos.

Esta proximidade além de permitir o contacto e a leitura da realidade concreta da nossa Paróquia, permite também que o nosso Bispo, o nosso primeiro catequista, nos possa vir fortalecer na fé, e no empenho pastoral.

A Igreja nasce da acção evangelizadora de Jesus e dos Doze. E vão ser os seus Doze, os Apóstolos, que recebem o mandato de ir e fazer de todos os povos filhos de Deus. (cf. Mt 28, 19-20).

Este mandato que os Apóstolos receberam de Jesus tem continuidade nos seus sucessores, os Bispos, que ainda hoje são chamados para levar a palavra do Evangelho a todos os povos.

Mas evangelizar, não é apenas, aproveitar esta ocasião para anunciar o Evangelho àqueles que possam andar mais longe e distraídos. A visita pastoral do nosso Bispo é uma clara oportunidade, para todos aqueles que já vivem a fé, se perguntarem se é ou não o Evangelho que os tem conduzido nas suas vidas e nas suas opções.

Receber o Bispo na nossa comunidade é sempre um motivo de alegria e azáfama. O desejo de receber o Bispo deve ser primeiro que tudo um desejo de que ele nos fortaleça na fé.

Este encontro pessoal com o Bispo, além de ajudar a comunidade a abrir-se ao Evangelho, ajuda também a perceber que a nossa comunidade é uma comunidade a caminho, uma comunidade de peregrinos no meio deste mundo que muitas vezes tem dificuldade de aceitar a Cristo ressuscitado.

Desta forma podemos dizer que a visita do Bispo é para a nossa comunidade um momento para sermos fortalecidos na esperança, sobretudo para aqueles que andam mais vacilantes, porque aquele que é o nosso Pastor está connosco. Sinal de que vamos juntos, de que não estamos sozinhos mas que fazemos parte de um corpo. Ou seja, a presença do bispo é uma oportunidade de nos sintonizarmos com a Palavra de Deus que é uma palavra de esperança.

Essa palavra de esperança que o nosso pastor nos aponta como caminho é também uma palavra de Comunhão e de desafio. O que nos faz perceber que esta visita é também uma oportunidade para que a nossa comunidade paroquial reavive o dom de ser um povo de filhos de Deus desafiados a viver do Amor de Deus, tal como era nos primeiros tempos.

Esta visita pastoral pode ser um momento de estreitar laços, e de fazer com que os diferentes agentes de pastoral se aproximem para juntos empreenderem esforços no anúncio da Palavra de Deus.

A comunidade cristã dos Actos dos Apóstolos era conhecida pela sua fidelidade ao ensino dos Apóstolos, pela fracção do pão e pela forma de como se amavam uns aos outros. A visita pastoral pode ser na verdade, um reavivar, este testemunho que somos convidados a viver.

Ao mesmo tempo a presença do nosso Bispo é também um convite a olharmos para lá das fronteiras da nossa paróquia, ou seja, é um tempo em que somos convidados a percebermo-nos integrados num corpo numa Diocese, numa Vigararia e de que somos convidados a viver não simplesmente ao nosso ritmo, mas que somos membros de um corpo que é maior que nós.

Podemos por isso perceber que a presença do Bispo junto de nós é também um desafio a comprometermo-nos com o universo cristão que nos rodeia, como também com todos os cristãos dispersos pelo mundo, muitos deles a sofrerem por causa da fé.

A visita pastoral à nossa Paróquia há-de ser um encontro de comunhão fraterna do pastor com o seu povo, para melhor conhecer a nossa realidade, animar-nos na vivência e testemunho da nossa fé e levar-nos a um compromisso cada vez maior na Nova Evangelização.