Missão Metrópoles

O que é?
Missão Metrópoles é o nome do projecto de nova evangelização convocado pelo Papa Bento XVI através do Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização, para 12 cidades europeias. Este projecto foi também adoptado pelo Patriarcado de Lisboa sob a denominação de ‘Nova Evangelização na Cidade’. A Missão Metrópoles vai decorrer na diocese de Lisboa de 22 de Fevereiro a 15 de Abril.

Todo o programa da Missão Metrópoles está previsto com a centralidade na Catedral e no ministério do bispo diocesano e vai envolver toda a diocese.

Para além de Lisboa acolhem esta missão as cidades de Barcelona, Budapeste, Bruxelas, Dublin, Frankfurt, Liverpool, Paris, Turim, Varsóvia, Viena e Zagreb. Algumas destas cidades organizaram, no início deste século, o Congresso Internacional para a Nova Evangelização (ICNE).

Vídeo: Missão Metrópoles desafio à esperança

“Um programa especial para a vivência da nossa Quaresma deste ano”. É desta forma que o Cardeal-Patriarca de Lisboa apresenta à diocese a Missão Metrópoles. Num vídeo publicado em www.missaometropoles.org, D. José Policarpo recorda que este projecto de nova evangelização foi proposto a 12 grandes cidades europeias pelo Papa Bento XVI.

“Isto mostra a preocupação do Santo Padre com a reevangelização da Europa, ou mais exactamente, com uma nova evangelização na Europa, continente que foi a base do cristianismo e que ultimamente tem caído numa espécie de indiferentismo, de agnosticismo, em que as comunidades cristãs são minorias e em que muitas vezes nem todos os membros destas comunidades têm uma compreensão profunda do que é a fé”.

O vídeo pode ser visto também em:
O Patriarcado de Lisboa através das páginas www.patriarcado-lisboa.pt e www.missaometropoles.org vai transmitir em directo todas as Catequeses Quaresmais proferidas pelo Cardeal-Patriarca, D. José Policarpo.