NOVO BISPO AUXILIAR PARA A DIOCESE DE LISBOA

No passado dia 10 de Outubro o Papa Bento XVI nomeou como bispo auxiliar de Lisboa D. Nuno Brás, de 48 anos, até agora reitor do seminário dos Olivais.

O novo bispo auxiliar de Lisboa escolheu como lema episcopal ‘In Verbo Tuo’ (Na Tua Palavra). “É a Palavra de Deus que se faz Carne e orienta toda a nossa vida de cristãos. É a Palavra de Deus que nos chama e nos dá força”, salienta.

D. Nuno Brás da Silva Martins nasceu a 12 de maio de 1963 no Vimeiro, Lourinhã (patriarcado de Lisboa), e foi ordenado padre em julho de 1987. Doutorado em Teologia Fundamental pela Universidade Pontifícia Gregoriana (Roma), o futuro auxiliar do patriarcado foi vigário paroquial de Nossa Senhora dos Anjos, diretor do semanário diocesano ‘Voz da Verdade’ (cargo a que regressou no início de 2011) e professor na Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa.

Em 2002, o novo bispo foi nomeado reitor do Colégio Pontifício Português de Roma, cargo no qual foi sucedido por D. José Cordeiro, bispo de Bragança-Miranda, recentemente ordenado.

De regresso à capital portuguesa, em 2005, D. Nuno Brás assumiu os cargos de reitor do seminário maior de Cristo Rei (Olivais) e é diretor do departamento de comunicação do patriarcado de Lisboa desde 2010.
“Convoca todos, sacerdotes e leigos, para participardes neste momento eclesialmente significativo: um Bispo, Sucessor dos Apóstolos, é um dom de Deus à Igreja. Podeis fazê-lo participando na Missa da Ordenação Episcopal, que terá lugar no Mosteiro dos Jerónimos, no dia 20 de Novembro, Solenidade de Cristo-Rei, às 16h.

O número de Bispos Auxiliares de que a Diocese disporá no futuro obriga-nos a uma revisão das acções do ministério episcopal. Os três queremos ser pastores desta Igreja dando mais relevo às acções fundamentais do nosso ministério. Espero a compreensão e colaboração de toda a Diocese. Mas este é tempo de oração e celebração. O Senhor é o verdadeiro Pastor desta Igreja. A ordenação na Solenidade de Cristo-Rei convida-nos a viver essa realidade da fé: nós, os sacerdotes, somos apenas sacramentos dessa solicitude de Cristo Bom Pastor e Senhor da Igreja.”