SÍNODO DOS BISPOS 2012

Igreja em busca de respostas

Em Outubro de 2012 a XIII Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, sobre “A Nova Evangelização para a Transmissão da Fé Cristã.”

“Nova Evangelização não significa um «novo Evangelho »”, assinala o documento, mas “uma resposta adequada aos sinais dos tempos, às necessidades dos indivíduos e dos povos de hoje, aos novos cenários que desenham a cultura através da qual dizemos a nossa identidade e procuramos o sentido das nossas vidas”. O documento pede que os católicos levem a “sério” até os que se consideram “agnósticos ou ateus”, vendo-os como mais do que um “objecto de missão” e procurando manter viva “a busca de Deus”. O texto preparatório destaca que desde o Concílio Vaticano II, nos anos 60 do século passado, até hoje, “a nova evangelização se propôs, cada vez mais com maior lucidez, como o instrumento” para enfrentar “com os desafios de um mundo em acelerada transformação”.Estas mudanças passam pelo novo “contexto digital e globalizado”, no qual, segundo o Vaticano, “é fácil que a ciência se torne a nova religião, reenviando para ela as questões da verdade e da procura de sentido, sabendo que receberemos apenas respostas parciais e insuficientes”.

“Encontramo-nos diante do aparecimento de novas formas de gnosticismo, que encaram a técnica como uma forma de sabedoria, na busca de uma organização mágica da vida que funcione como saber e como sentido”, assinala o documento. Outra preocupação apresentada relaciona-se com o relativismo e a secularização, que permitiram “invadir o quotidiano das pessoas e desenvolver uma mentalidade na qual Deus foi posto de parte, total ou parcialmente, da existência e da consciência humana”.

O texto preparatório do Sínodo refere que no cenário cultural do Ocidente, é “muito difícil falar da verdade, recorrendo-se imediatamente ao termo «autoritário»”, o que leva a “duvidar da bondade da vida”e “da importância das relações e dos compromissos”.

À Igreja Católica compete, neste contexto, “construir comunidades dotadas de um verdadeiro espírito ecuménico e capazes de diálogo com outras religiões”, com a “coragem de denunciar as infidelidades e os escândalos emergentes nas comunidades cristãs”.

“Urge a coragem de apoiar iniciativas de justiça social e de solidariedade, que coloquem no centro das atenções da Igreja os pobres”, prossegue o documento.

Os documentos foram disponibilizados em oito línguas, incluindo o português, e vão ser agora discutidos por organismos episcopais e diversas instituições eclesiais. No âmbito deste processo preparatório está em curso a auscultação das Igrejas locais. Assim, é pedido às diferentes realidades eclesiais da nossa diocese uma resposta a algumas perguntas presentes ou elaboradas a partir dos “Lineamenta”, as quais serão depois sintetizadas e enviadas aos serviços da Conferência Episcopal Portuguesa que reunirá os contributos das diferentes Dioceses e os reenviará para Roma.