Banco Alimentar: Ofertas não cobrem necessidades

As 2.309 toneladas de alimentos recolhidas pelo Banco Alimentar durante no passado fim de semana nos supermercados não compensam o aumento das necessidades, disse a presidente da instituição O crescimento de 14,9% nos bens obtidos face à campanha de Maio de 2010 “não é suficiente” para as solicitações que chegam ao Banco Alimentar “porque se tem registado um grande acréscimo dos pedidos”, afirmou Isabel Jonet.

A campanha realizada em Novembro de 2010 obteve mais de 3 250 toneladas, valor que constituiu um recorde e que é 40% superior ao recolhido sábado e domingo passado, mas a responsável salienta que o resultado “é muito positivo, atendendo à época que se vive”: “Estamos num período de crise e muitas famílias passam por dificuldades”.

No entender de Isabel Jonet, as campanhas realizadas nos supermercados “são muito importantes” para recolher bens que não têm excedentes de produção “e também para sensibilizar as pessoas para a realidade da pobreza e das carências alimentares”.

Os produtos angariados em mais de 1 500 superfícies comerciais vão começar a ser entregues a partir da próxima semana a quase duas mil instituições de solidariedade, assinala o site da instituição. A campanha mobilizou 31 900 pessoas, que receberam, transportaram e arrumaram os alimentos nos armazéns dos 19 Bancos Alimentares, o que constituiu “a maior ação de voluntariado organizada regularmente em Portugal”.

No Ano Europeu do Voluntariado, que se assinala em 2011, esta “adesão entusiástica” mostra que “a ação conjunta de todos os agentes de solidariedade gera resultados muito superiores aos que seriam obtidos se cada um deles resolvesse agir de forma isolada”, refere o Banco Alimentar.

A recolha de alimentos continua a decorrer pela internet até domingo, depois da inauguração, esta quintafeira, de um novo portal que permite ao doador a possibilidade de escolher alimentos e de os pagar eletronicamente.

Os doadores podem também contribuir através das 3 900 lojas aderentes à rede Payshop, mediante uma doação em dinheiro que é convertida em leite.

Em 2010 o Banco Alimentar beneficiou 319 mil pessoas, especialmente desempregados, idosos, crianças e famílias desestruturadas, “os grupos mais atingidos pela situação de forte agravamento da situação económica”.