Capítulo da Ordem do Carmo em Portugal

Subordinado ao tema: “Apelos que o tempo actual faz ao Carmelo Português”, reuniu-se em Fátima, na Casa São Nuno, nos dias 29, 30 e 31 de Março de 2011, o Capítulo do Comissariado Geral da Ordem do Carmo em Portugal. Nele participaram praticamente todos os confrades da Ordem Carmelita presentes em Portugal.

Nas palavras das Constituições da Ordem dos Irmãos da Bem aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo, nº 313, “o Capítulo Provincial é a reunião fraterna, na qual as comunidades locais reforçam o seu sentido de pertença a uma comunidade provincial , através da comum solicitude pelos problemas gerais”. Realiza-se de três em três anos e é o organismo de decisão mais importante dentro de cada Província ou Comissariado Geral (no caso português).

A “solicitude pelos problemas gerais” passa, sobretudo, por uma avaliação da vida da Ordem nos três anos anteriores ao Capítulo, pela eleição do governo para os três anos que se seguem e da discussão e votação de temas e propostas concretas que orientarão a vida do Comissariado a seguir ao Capítulo.
Esta reunião magna dos Carmelitas em Portugal foi presidida pelo Padre Geral dos Carmelitas, Frei Fernando Millán, que compareceu com o Assistente Geral para a Europa, Frei John Keating.

O governo do Comissariado eleito para o triénio 2011-2014 ficou assim constituído: Comissário Geral: Frei Agostinho Marques de Castro. Conselheiros: Frei António Monteiro; Frei Ricardo dos Reis Rainho; Frei Francisco José Rodrigues e Frei Pedro José Martins Monteiro. Esta “equipa” tem a missão de mobilizar o Comissariado para a concretização das decisões do Capítulo e do Projecto para o triénio 2011-2014 que será elaborado entretanto.

Ao longo dos três dias de encontro, os Carmelitas de Portugal reflectiram e tomaram decisões acerca da melhor forma de responder à actual situação de crise de valores, de crise social e de crise financeira, em fidelidade ao Evangelho e à sua Espiritualidade. Além disso, traçaram-se objectivos para uma adaptação das estruturas e meios à realidade actual da Ordem e da própria Igreja, nomeadamente no campo vocacional e nas frentes pastorais em que se encontram.

O Capítulo do Comissariado da Ordem do Carmo é, também, marcado, por fortes momentos litúrgicos e celebrativos, em que se pede a protecção do Espírito Santo e se agradece a Deus e a Nossa Senhora do Carmo este momento solene de fraternidade e encontro!

Este agradecimento estende-se a todos aqueles que partilham com os Carmelitas a sua caminhada de Fé nas comunidades em que eles se encontram! É a todas essas pessoas que eles testemunham a presença de Jesus Cristo que seguem como o seu Modelo e Mestre!