Papa João Paulo II vai ser Beatificado

O Papa Bento XVI aprovou no passado dia 14 de Janeiro a publicação do decreto que comprova um milagre atribuído à intercessão de João Paulo II, concluindo assim o processo para a sua beatificação.
A cerimónia de beatificação vai decorrer a 1 de Maio, Domingo da Divina Misericórdia, no Vaticano, sendo presidida por Bento XVI.
O milagre agora comprovado refere-se à cura da freira francesa Marie Simon Pierre, que sofria da Doença de Parkinson. A religiosa pertence à congregação das Irmãzinhas das Maternidades Católicas e trabalha em Paris, tendo superado, em 2005, todos os sintomas da doença de que sofria há quatro anos. A decisão abriu caminho, em definitivo, à beatificação do Papa polaco, que liderou a Igreja Católica entre 1978 e Abril de 2005, quando faleceu.
D. José Policarpo, Cardeal-Patriarca de Lisboa, olha com grande alegria para a decisão da Igreja Católica em beatificar João Paulo II, considerando-a como uma homenagem justa a quem deu muito a Deus e aos homens.
“Se há personalidade que merece esta exaltação e esta apresentação ao povo de Deus como modelo de fidelidade e de virtude é, sem dúvida nenhuma, o Santo Padre João Paulo II” sublinha D. José Policarpo. Olha também para a beatificação de João Paulo II como “uma festa da Igreja”, destinada a homenagear uma figura que “ainda está muito no nosso coração e na nossa memória”.
Espírito lutador, natureza otimista, fé inigualável e grande determinação, são algumas das características que D. José Policarpo destaca no agora futuro Beato.
“Foi um homem muito marcado pela sua vida pessoal, pelo sofrimento, pela ocupação nazi. Fez um curso de seminário quase clandestino” aponta o Cardeal-Pa- triarca de Lisboa, destacando que nada disso o impediu de se tornar primeiro “num padre a sério”.
Outra particularidade de João Paulo II era o seu gosto em se encontrar com as pessoas, especialmente com os jovens.
“Ele só estava bem sozinho quando estava em oração, quando estava com Deus” realça D. José Policarpo, que conheceu pessoalmente o antigo Papa quando ele “ainda era um jovem cardeal”.