Uma Comunidade que partilha

"A recente crise económico financeira veio evidenciar uma profunda crise de valores, que obriga a colocar o problema do modelo de desenvolvimento da sociedade portuguesa.

A desregulação permitiu a irresponsabilidade financeira, que conduziu a uma recessão económica. Esta provocou uma onda de falências e de desemprego, bem como uma diminuição da qualidade e do nível de vida de uma significativa parte da população.

O que este processo dramático evidenciou é que a procura desenfreada do lucro, não entendido como um meio para o bem comum, como recorda o Papa na Encíclica "Caritas in Veritate" (Caridade na Verdade), publicada em 2009 (n.º 21), mas como objectivo único ou primordial de toda a actividade económico-financeira, gera em cadeia problemas graves de repercussões incalculáveis.

A crise financeira mundial e as suas repercussões entre nós são de uma gravidade sem precedentes, uma vez que atingem os fundamentos da própria sociedade. O culto do efémero e do imediato, a exaltação do egoísmo, a prevalência das aparências, a desvalorização da criação e da partilha de responsabilidades - tudo isso conduziu à ganância, ao esgotamento dos recursos disponíveis e à afectação dos meios que deveriam caber às gerações futuras. Estas gerações correm o risco de viver em piores condições, caso não sejam desde já tomadas as medidas adequadas.

Também a situação social portuguesa é agora de extrema gravidade, tendo-se verificado grande aumento do desemprego e do endividamento das famílias e das empresas, devendo ainda ser assinaladas as crescentes desigualdades sociais. A pobreza, que já existia anteriormente à crise, alargou-se muito significativamente.

Perante esta situação, reconhecendo a necessidade de medidas com vista à viabilidade económica e financeira de Portugal, apelamos vivamente para que os sacrifícios sejam distribuídos com justiça e equidade, de acordo com os rendimentos das pessoas e das famílias e poupando o mais possível os mais pobres.

Apelamos aos cristãos e às pessoas de boa vontade para o desenvolvimento de todas as formas de solidariedade que possam dar resposta ao aumento de carências económicas e sociais que se verificam."

Gabinete de Estudos Pastorais
da Conferência Episcopal Portuguesa

A nossa comunidade tem respondido a esta realidade transcrita neste texto com muitos e diversos gestos e acções de generosidade, partilha e solidariedade. Os números que agora publicamos destes últimos meses e que incluem a quadra natalícia são disso um exemplo. Nestes números não estão contabilizados os géneros alimentares e outros produtos e bens oferecidos e tantas e tantas horas de trabalho e serviço voluntário de tantas pessoas. Tudo isto para ajudar aquelas pessoas e famílias que neste momento das suas vidas necessitam da nossa ajuda. Que este espírito de partilha se mantenha, pois todos os dias muitas pessoas continuam a bater à nossa porta…