Beatificação da Irmã Maria Clara

A irmã Maria Clara do Menino Jesus (1843-1899) vai ser beatificada a 21 de Maio, no Estádio do Restelo, Lisboa, anunciou a Congregação das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição (CONFHIC), fundada pela futura beata. «Maria Clara, um rosto de ternura e da misericórdia de Deus» é o slogan escolhido para a celebração.

O processo conheceu o seu ponto culminante quando, no dia 10 de Dezembro de 2010, Bento XVI assinou o Decreto de aprovação do milagre atribuído à intercessão da Irmã Maria Clara, relativo à cura de uma católica espanhola, Georgina Troncoso Monteagudo, afectada por um grave problema de pele.

Libânia do Carmo Galvão Meixa de Moura Telles e Albuquerque nasceu na Amadora, em Lisboa, a 15 de Junho de 1843. Recebeu o hábito de Capuchinha, em 1869, escolhendo o nome de Irmã Maria Clara do Menino Jesus.

Funda a primeira comunidade da Congregação das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição (CONFHIC) em S. Patrício - Lisboa, no dia 3 de Maio de 1871 e, cinco anos depois, a 27 de Março de 1876, a Congregação é aprovada pela Santa Sé. Ao longo da sua vida abre grande número de casas para recolher pobres e necessitados, em Portugal, e envia Irmãs para as Missões: Angola, Goa e Guiné-Bissau. Morreu em Lisboa, no dia 1 de Dezembro de 1899, mas o seu processo de canonização apenas viria a iniciar-se em 1995.

«Vivendo numa época marcada pelo poder liberal, viu a sua Congregação ferozmente atacada, como alvo de toda a perseguição à Igreja, em Portugal. No meio das calúnias mais ignominiosas e humilhantes que o jacobinismo português levantou às Irmãs, através da imprensa nacional e estrangeira, a Madre Maria Clara mostrou-se sempre forte e digna, resoluta e prudente, superior a todo o vexame e a qualquer ofensa», refere a sua Congregação.