Mateus, O Evangelista do Ano

Cada um dos três anos ou ciclos em que está organizado o Leccionário dominical, lemos os evangelistas sinópticos (lemos S. João todos os anos nos tempos fortes). Nos domingos deste ano A lemos o Evangelho de S. Mateus.

Este Evangelho, apesar de não ser o primeiro escrito do Novo Testamento (algumas cartas de S. Paulo são anteriores), nem sequer é o primeiro Evangelho (seguramente o de Marcos é anterior), desde os tempos mais antigos foi considerado o Evangelho mais completo e comentado e pode-se dizer que foi aquele que exerceu maior influência na vida e na tradição da Igreja.

Cada evangelista dá uma cor diferente ao relato que faz das obras e das palavras de Jesus, desde a sua infância ou aparição na vida pública até à sua morte e ressurreição. Mateus depende muito de Marcos e Lucas, mas dá à sua escrita uma personalidade própria. Como é impossível ler todo o Evangelho durante os domingos de um ano, seleccionaram-se, no Leccionário do ciclo A, aquelas passagens que são mais próprias de Mateus e que não se repetem nos outros evangelistas.

• Mateus distingue-se porque no seu Evangelho abundam mais as palavras que os acontecimentos, apesar de encontrarmos descritos nalguns dos seus milagres. Mateus dá importância ao ensino de Jesus. Estes ensinamentos de Jesus, Mateus organiza os em cinco grandes “discursos” ou sermões: o sermão da montanha, o discurso da missão, as parábolas do Reino, a exortação sobre a vida da comunidade e o discurso escatológico.
  • O Evangelho de Mateus está marcado pelas grandes afirmações ou confissões cristológicas: Ele é o “Deus connosco”.
  • Outra característica de Mateus são as citações abundantes do Antigo Testamento, querendo com isso demonstrar que Jesus cumpre as promessas do Antigo Testamento, sendo o Messias anunciado pelos profetas. Pode dizer-se que o fio condutor de Mateus é “Jesus, Messias de Israel e Senhor da Igreja”.
  • Mateus fala da Igreja mais que nenhum outro evangelista. A Igreja é o novo Israel, o novo povo de Deus. Desde os primeiros séculos o Evangelho de Mateus foi considerado como “o Evangelho do Reino” ou “o Evangelho da Igreja”. Dentro dela tem particular importância a figura de Pedro. Mas é o Senhor Jesus, o ressuscitado, o que está sempre presente na sua comunidade como seu Senhor e seu Mestre. Mateus narra os acontecimentos históricos pensando na comunidade que o escuta e o lê agora, a comunidade pós-pascal.
  • Mateus tem passagens muito próprias, como a genealogia de Jesus, os relatos da sua infância, algumas parábolas exclusivas, o primado de Pedro, a fórmula trinitária do baptismo…